De São Damião ao Cântico das Criaturas
A vida mística de São Francisco d’Assis é rica de episódios extraordinários que marcaram o seu percurso espiritual e reforçaram a sua fama de santo.
Entre oração e amor pela Criação, podemos recordar pelo menos cinco:
1. O crucifixo de São Damião
Em 1205, enquanto rezava na pequena igreja de São Damião, Francisco teve uma visão de Cristo crucificado que lhe transmite uma mensagem de paz e perdão: “Vai e repara a minha casa, que está toda em ruínas“. Esta experiência marcou o início da sua missão de renovação da Igreja e da sociedade.
2. A impressão dos estigmas
Em 1224, no monte Alverne, Francisco recebeu os estigmas de Cristo, ou seja, os sinais da sua paixão e crucifixão. As feridas no seu corpo tornaram-no conforme a Cristo sofredor e reforçaram a sua união mística com ele.
3. O Cântico das Criaturas
Composto por volta de 1226, o Cântico das Criaturas é um louvor a Deus através da beleza e da perfeição da criação. Reflete a profunda conexão de Francisco com a natureza e o seu sentido de fraternidade com todas as criaturas.
4. A experiência da Porciúncula
Rezando na pequena capela da Porciúncula, Francisco obteve de Deus uma especial indulgência plenária para todos aqueles que se confessassem e arrependidos visitassem a capela no dia da dedicação. Esta experiência deu origem ao sacramento da Reconciliação e contribuiu para a difusão da mensagem de misericórdia de Francisco.
5. A morte serena
Francisco enfrentou a morte com serenidade e alegria, rodeado dos seus frades. As suas últimas palavras, “Louvado seja Deus meu Senhor”, testemunharam a sua profunda gratidão pelo dom da vida e pela beleza da criação.
Estes são só alguns dos episódios principais que iluminam a vida mística de São Francisco. A sua profunda espiritualidade, o seu amor a Deus e à criação e o seu compromisso pela paz e a justiça continuam a inspirar pessoas de todo o mundo.
Tradução, fr. José Augusto
Gelsomino Del Guercio
Publicado em 20-05-2024, sanfrancescopatronoditalia.it