A missão franciscana: porquê escolhê-la?

O que significa tornar-se um missionário franciscano? Porquê escolher hoje este “estilo de vida”? Durante a Semana Missionária Mundial (16-22 outubro 2023), promovida pela Santa Sé, foram milhares os frades em todo o mundo chamados a intensificar o seu empenho ao lado dos mais necessitados em todos os continentes.

Presentemente os missionários franciscanos estão presentes em mais de 100 Países. Estão na sua maioria empenhados em África, continente onde existe o número mais alto de missionários distribuídos em cerca de quarenta nações, depois na Ásia e América Latina. Mas não descuidam a sua presença na Europa e Oceânia.

O SIGNIFICADO DA MISSÃO

A missão franciscana é um compromisso que os frades menores assumem para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo e testemunhar a caridade do Pai. Esta missão está enraizada na vida e no testemunho de São Francisco d’Assis, que viveu o Evangelho com simplicidade e radicalidade, dedicando-se aos pobres e aos últimos. O significado da missão franciscana pode ser sintetizado em três palavras: anúncio, testemunho e serviço.

O ANÚNCIO

O anúncio do Evangelho é o coração da missão franciscana. Os frades menores são chamados a partilhar a alegria do Evangelho com todos os homens, sem distinção de raça, religião ou cultura. Este a núncio acontece através da palavra, do testemunho e da caridade.

O TESTEMUNHO

O testemunho é um outro aspeto fundamental da missão franciscana. Os frades são chamados a viver o Evangelho de modo coerente, com simplicidade e radicalidade. A sua vida é um convite a todos os homens a seguir Jesus Cristo.

O SERVIÇO

O serviço aos outros é uma expressão concreta da caridade de Deus. os frades menores são chamados a servir os pobres, os marginalizados e todos aqueles que estão em dificuldade. O serviço é um modo para anunciar o Evangelho e testemunhar a presença de Deus no mundo.

OS TRÊS VALORES MAIS IMPORTANTES

Quem escolhe ser um missionário franciscano desposa alguns valores como o amor pelo próximo: os missionários são chamados a amar todos os homens, sem distinção de raça, religião ou cultura.

A humildade: isto é viver com simplicidade e pobreza, em imitação de Cristo. E sobretudo a fraternidade: isto é passar a sua vida em comunidade, partilhando e vida e a missão. A missão franciscana é um compromisso que se renova todos os dias. Os frades menores são chamados a viver o Evangelho de modo criativo e contemporâneo, para responder aos desafios do mundo de hoje.

Não é um percurso simples. Hoje para desenvolver uma vocação missionária são numerosos os centros franciscanos que organizam verdadeiros e próprios percursos de formação. Quer se pense numa missão ad gentes, de povo, ou numa missão temporânea ou permanente num outro País para satisfazer uma condição de dificuldade, é preciso “desposar” valores e palavras que transmitiu São Francisco e propagá-los ao próximo, em todo o lado onde se encontre.


As 10 características do missionário franciscano

Dez “regras”, “normas”. Uma espécie de “identikit” do missionário franciscano, do frade menor que decide deixar a própria terra ara abraçar o outro, o próximo necessitado. Uma espécie de pequeno vademecum a “respeitar”, como referem os frades da Umbria, historicamente empenhados em missões no estrangeiro em todo o mundo.

1) INSPIRADO

O frade menor que parte sente-se “inspirado por Deus” (Rb 12,1): é atraído por um chamamento, a que quer responder generosamente; não é levado por uma vontade individual, ou pela procura de uma solução para os próprios problemas, ou então pelo desejo de fuga ou de aventura. A missão “ad gentes” é uma vocação especial.

2) ENVIADO

O frade menor faz um discernimento aprofundado das motivações que o animam a partir, diante do Senhor e em diálogo com o seu Provincial, e prepara-se para a missão com cuidado. O frade menor deixa a sua “terra” e vai como um enviado: pelo Provincial que o considera idóneo (Rnb 16,3-4) pela Fraternidade em nome da qual parte.

3) OBEDIENTE

O frade menor parte na fé (vocação) e na obediência (envio): vai trabalhar em nome de Um outro e não em nome próprio; faz a experiência do êxodo geográfico e cultural, vive a itinerância.

4) EVANGELIZADOR

O frade menor vai para uma outra Fraternidade que o acolhe: não está sozinho à partida e não está sozinho à chegada: reserva à Fraternidade a prioridade sobre a atividade pastoral; vive a Fraternidade multicultural ou internacional; evangeliza em fraternidade e em menoridade.

5) DISCÍPULO

O frade menor insere-se numa Igreja irmã: começa com escutar e aprender a sensibilidade e as necessidades locais; faz-se discípulo e mete-se à disposição do projeto pastoral local; sai da sua “casa” e abre-se ao diálogo respeitoso com todos; vive o seu serviço como encontro e relação fraterna sem distinções.

6) ESPIRITUAL

O frade menor vai para uma missão espiritual: constrói o Reino de Deus no coração dos homens; leva Deus às pessoas e as pessoas a Deus; vive, age e faz tudo por amor de Deus; dá aquilo que recebeu partilhando a fede e todo o outro bem.

7) FRANCISCANO

O frade menor “em missão” trabalha para a implantatio Ordinis: faz conhecer Francisco e Clara; incarna o carisma franciscano; suscita, acolhe e acompanha as vocações locais; contribui para a formação dos frades autóctones; colabora para o nascimento e o desenvolvimento da família franciscana (Clarissas, OFS, Irmãs franciscanas).

8) CONVERTIDO

O frade menor evangeliza com a vida, com o testemunho e com o bom exemplo: vai mais para viver a própria fé que para realizar as próprias obras; deixa-se converter antes de converter os outros; ele partilha antes de ensinar; encontra o outro na cortesia antes de organizar as estruturas.

9) SIMPLES

O frade menor anuncia Jesus e a sua Palavra: quando vir que agrada ao Senhor (Rnb 16,7), transmite Jesus que vive nele e não as próprias ideias, com palavras breves e com simplicidade.

10) CONTEMPLANDO

O frade menor une sempre a ação à contemplação: é o “colaborador do próprio Deus” (S. Clara); sua força são a oração, a leitura da Palavra e a Eucaristia; é um homem de fé que anuncia Jesus com alegria.

Gelsomino Del Guercio

Publicado em 25-10-2023 – sanfrancescopatronoditalia.it

Tradução, frei zé augusto

Partilhe este artigo:

Outras Notícias