Comentário Evangelho – II DOMINGO ADVENTO – B

1ª leitura: Is 40, 1-5.9-11 – “Preparai o caminho do Senhor”

A PALAVRA É MEDITADA

Jesus, Cristo, Filho de Deus. quem é para ti? Uma recordação, uma personagem histórica, uma ideologia… ou é uma pessoa de nome Jesus, o Redentor esperado desde a queda do homem no pecado, o Filho de Deus feito carne? Quem é para ti?

A esperança que te faz caminhar, a rocha sobre a qual construir aquilo que és, a luz que ilumina as tuas escolhas? Quem é para ti Jesus? Um nome adorável diante do qual se prostra a tua inteligência, um olhar penetrante diante do qual te sentes profundamente amado na tua nudez e vergonha, um coração que bate de amor por ti? Quem é para ti Jesus? um objeto e um assunto sobre o qual especular ou alguém diante do qual te sentes indigno de te inclinar para desatar os laços das suas sandálias?

Ele invade-te de misericórdia continuamente, envolve-te do seu Espírito divino, deseja a tua companhia. E tu vais ao seu encontro? Hoje a voz de João como então grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Não se pode pretender conhecer e estar com o Senhor se se finge viver. As exigências do amor pedem bem outra coisa.

João vestia-se de pelos de camelo, com uma cintura de pele à volta dos flancos, comia gafanhotos e mel silvestre: uma figura que fala de essencialidade, de mínimo indispensável para viver para que a vida interior convirja toda para o Senhor. Confessa os teus pecados, as tuas distâncias de Deus: reconhece que és digno de atenção não pelas coisas que te saem bem, não pelos sucessos que tens, não pelo teu saber fazer, nem pelo teu distinguir-te, mas porque és tu, simplesmente tu, com os teus frágeis recursos, com as tuas incongruências, com as tuas angústias. Chegar a sentir-se pequenos é converter-se. Pequenos, quer dizer indefesos, incapazes de subsistir por si, necessitados de crescer…

Deus fez-se pequeno. O homem é um pequeno. Porquê te fazes grande? Só Deus é grande, realmente. Tu és e permaneces pequeno, mesmo se com Deus podes ser capaz de maravilhas. Na graça tu tornas-te como Ele, mas só porque és feliz de ser pequeno. E então é Ele que realiza em ti e através de ti. Maria, a Virgem santa, é uma pequena. Deus olhou para a pequenez da sua serva… que palavras mais belas para exprimir a alegria de nos sentirmos guardados e amados pelo Pai?

Como todos os operários do evangelho tu és chamado a ir diante de Jesus para lhe preparar o caminho nas almas. Ele precisa de ti. Não deixes que a Palavra encontre os caminhos barrados, a tua voz abre caminhos de vida no deserto, espaços de encontro com o Rei do universo que chega em vestes de bebé. Que tu possas tomá-lo nos braços todos os dias!

A PALAVRA É REZADA

Jesus estou à tua espera. “Não tardes” estou à tua espera, mas eu sei que tu vens procurar-me para trabalhar na tua obra: esperam-te as crianças pobres que têm fome, faz que eu lhes leve o pão quotidiano do amor; esperam-te as pessoas que sofrem, faz que eu lhes leve o pão quotidiano da esperança, indo encontra-los e apertando as suas mãos; esperam-te muitos homens que têm tudo mas não são felizes, porque não te têm a ti, faz que eu lhes leve o pão quotidiano da fé, que brilha como luz na noite do pecado. Jesus estou a tua espera. “Não tardes”. Estou à tua espera, mas eu sei que tu vens procurar-me para trabalhar na obra do teu amor.

Ámen

(In, qumran2.net e lachiesa.it – traduzido e composto por fr. José Augusto)

Partilhe este artigo:

Outras Notícias