Há também um frade franciscano entre os especialistas ONU para a Inteligência Artificial.
Padre Paolo Benanti, da Terceira ordem Regular, está entre os 38 especialistas do novo órgão consultivo das Nações Unidas para a Inteligência Artificial.
«Sou um franciscano da Terceira Ordem Regular – TOR – nasci em 20 julho de 1973 e ocupo-me de ética, bioética e ética das tecnologias – escreve no seu blog pessoal -.
Em particular os meus estudos focalizam-se sobre a gestão da inovação: internet e o impacto do Digital Age, as biotecnologias para o melhoramento humano e a biossegurança, as neurociências e as neuro tecnologias».
A GREGORIANA
Padre Benanti é docente de bioética e ética das tecnologias na Pontifícia Universidade Gregoriana, o Instituto Teológico de Assis e o Pontifício Colégio Leonino em Anagni.
Em 2008 obteve o doutoramento em teologia moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, com uma tese em bioética.
A ACADEMIA PARA A VIDA
Padre Benanti é membro ordinário da Pontifícia Academia para a Vida, de que foi também membro correspondente com particular mandato para o mundo das inteligências artificiais.
É autor de numerosos livros e artigos sobre ética, bioética e ética das tecnologias entre as quais “A inteligência artificial e o desafio ético” (2021), “A robótica e o desafio ético” (2022), “A nanotecnologia e o desafio ético” (2023).
Tradução frei José Augusto
Gelsomino Del Guercio
Publicado em 20-11-2023, sanfrancescopatronoditalia.it