Lectio Divina I DOMINGO DA QUARESMA – B

Arrependei-vos e acreditai no Evangelho

Oração Inicial:

Senhor Jesus, salvação de quem estava perdido, tu sabes quantas vezes tentei recomeçar, mas ainda me venceu o pecado. Encontro-me sempre mais cansado, mais velho no coração. Pergunto-me para que serve tentar. Ó Senhor, fortaleza de quem é tentado, tu sabes quantas vezes falhei, e, contudo, aproximas-te de mim: só tu podes dar a ajuda a quem está prisioneiro no espírito. E hoje espero-te, invoco-te. Ó Cristo, paz de quem a ti se confia, acolhe-me ainda! Tu venceste o Maligno que tenta todo o homem e vens trazer-me a boa noticia: «O tempo cumpriu-se, o Reino está próximo». Que a graça não passe em vão: converte-me a ti, hoje! A vida contigo, em ti, será a cada instante o espanto de uma nova criação.

Ámen.

Evangelho de S. Marcos (1, 12-15)

Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-no. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Palavra do Senhor

Mensagem do Evangelho

O texto que a liturgia deste domingo nos apresenta, refere o início da vida pública de Jesus: os quarenta dias no deserto, as tentações de Satanás, a prisão de João Baptista, o início do anúncio da Boa Noticia de Deus e um breve resumo em quatro pontos daquilo que Jesus anunciava ao povo da sua terra. Durante a leitura prestemos atenção a estes dois aspetos: Que coisa anuncia Jesus ao povo? Que coisa pede Jesus a todos nós?

Meditação Pessoal do Evangelho e Partilha em Grupo

  • – Que parte do texto te agradou ou te impressionou mais?
  • – Quarenta dias no deserto e, por fim, as tentações. Qual é o significado desta informação para a comunidade do tempo de Marcos?
  • – Qual é o significado para nós hoje?
  • – Foi a prisão de João Baptista aquilo que levou Jesus a regressar à Galileia e a começar o anúncio da Boa Noticia de Deus?
  • – Que significou esta informação para a comunidade do tempo de Marcos? E qual é o significado para nós hoje?
  • – Que coisa significa para mim converter-me do pecado, mas sobretudo converter-me à boa noticia de Jesus?

Partilha as ideias que surgiram após a meditação pessoal Durante algum tempo posso partilhar com os outros a mensagem que Deus fez chegar ao meu coração, depois de em silêncio ter escutado a sua voz.

Preces Partilhadas

Este momento que antecede o final desta oração, pode ser aproveitado para partilhar as preocupações e aflições. Por isso, durante um espaço de tempo poderemos pedir pelas nossas necessidades. Terminadas as preces rezamos: Pai-Nosso

Oração Final

Senhor, também nós somos convidados a entrar e permanecer por um pouco de tempo neste deserto. Não queremos enfrentá-lo sozinhos para que não se torne ocasião de tentação que nos pode afastar de ti. Vamos com a comunidade inteira, que se põe em atitude de escuta, Para descobrir uma vez mais que tu és a nossa esperança. Ajuda-nos sobretudo a entrar e a ficar contigo, Para aprender de ti o estilo da oração, para saborear na tua companhia o sentido do silêncio que abre e dispõe para a escuta. Fica connosco, para que o nosso deserto seja ocasião de nos enamorarmos de ti e chegar à terra prometida. A terra onde somos salvos. Tira de nós a tentação de nos fecharmos no nosso egoísmo e de pensar que podemos resolver esta quaresma apenas com os habituais gestos de renúncia, que depois na Páscoa, abandonamos. Queremos chegar à meta reconfirmando a nossa disponibilidade para amar a Deus e o próximo como tu os amas, com a força do Espírito que tu ainda envias sobre nós para nos tornares discípulos, teus, e filhos do Pai.

Ámen.

Partilhe este artigo:

Outras Notícias