Lectio Divina IV DOMINGO ADVENTO – B

«Conceberás e darás à luz um Filho»

Lc 1, 26-38

Oração inicial:

Obrigado Jesus! Tu que te fizeste Menino para vir procurar e chamar pelo nome cada um de nós, dá-nos a graça de te abrir o nosso coração. Nós queremos confiar-te a nossa vida, todas as experiências que vivemos para que tu as ilumines com a tua luz.

Faz que a luz que iluminou a noite de Natal brilhe sempre nos nossos corações e os aqueça. Faz que todos os homens da Terra te acolham nos seus corações para que o mundo seja sempre iluminado  pela tua luz.

Ámen.

Evangelho de S. Lucas (1, 26-38)

Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.

Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.»

Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus.

Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.»

Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.

Mensagem do Evangelho

O anúncio a Maria realiza-se numa pequena aldeia da Galileia. A salvação de Deus vem de um lugar humilde, fora das grandes instituições religiosas de Israel. E, contudo, Jesus é descrito com as características do Messias do Antigo Testamento e como Filho de Deus, um título que Lucas usa para descrever a relação que une misteriosamente o menino que está para nascer com o Pai.

Meditação pessoal do Evangelho e Partilha em grupo

  • Sabemos dizer «sim» aos anúncios que Deus nos faz todos os dias e de muitos modos?
  • Ou não os consideramos dignos de atenção?
  • Ou procuramos desculpas para não nos comprometermos?

Partilha as ideias que surgiram após a meditação pessoal

Durante algum tempo posso partilhar com os outros a mensagem que Deus fez chegar ao meu coração, depois de em silêncio ter escutado a sua voz.

Preces partilhadas:

Este momento que antecede o final desta oração, pode ser aproveitado para partilhar as preocupações e aflições. Por isso, durante um espaço de tempo poderemos pedir pelas nossas necessidades.

Terminadas as preces rezamos:

Pai-Nosso

Oração final:

Maria, é grande a tua fé. Tu não vias Deus, mas vivias como se o visses. Ele não era um estranho para ti. Confiavas-te a ele como um bebé que se abandona confiante nos braços da mãe. Precisamente como diz um salmo que tu também terás rezado: “Senhor, não se orgulha o meu coração… Não vou à procura de coisas grandes… Eu estou tranquilo e sereno como uma criança ao colo da mãe, como uma criança saciada é a minha alma. Espera Israel no Senhor, agora e sempre” (Salmo 130). Ajuda-nos tu, Maria, a pensar em Deus com confiança e amor, sempre. Obrigado porque nos ouves.

Ámen

Partilhe este artigo:

Outras Notícias