«O Filho do Homem é também Senhor do sábado»
Mc 2, 23-3,6
Oração inicial:
Senhor Jesus, ensina-nos a acreditar, como tu acreditaste, no amor fraterno, no respeito recíproco, nos dons que o Pai nos concede todos os dias na vida quotidiana. Ensina-nos a acreditar na justiça, na lealdade, na providência que vem de ti. Ensina-nos a acreditar sempre na esperança. Acompanha-nos na solidão, enche os nossos dias da alegria de te anunciar em cada palavra, em cada gesto. Ensina-nos a acolher os nossos irmãos e a chamarmo-nos um ao outro pelo nome. Dá-nos a fé sempre viva e ajuda-nos a ser testemunhas vivas do teu Evangelho.
Ámen.
Evangelho de S. Marcos (2, 23-3,6)
Ora num dia de sábado, indo Jesus através das searas, os discípulos puseram-se a colher espigas pelo caminho. Os fariseus diziam-lhe: «Repara! Porque fazem eles ao sábado o que não é permitido?» Ele disse: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os que estavam com ele? Como entrou na casa de Deus, ao tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu os pães da oferenda, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e também os deu aos que estavam com ele?» E disse-lhes: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado. O Filho do Homem até do sábado é Senhor.»
Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada. Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de o poderem acusar. Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.» E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados. Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada. Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.
Mensagem do Evangelho
A afirmação de Jesus: «O Filho do homem é senhor do sábado», devia soar aos ouvidos dos seus ouvintes como uma recriminação severa do tipo: «Lembrai-vos que o sábado é do Senhor e não vosso! Apoderando-vos dele, transformastes um dia de libertação num laço que impede às pessoas de viver o encontro verdadeiro com Deus e com o próximo».
Pode-se retirar um tal significado apenas recordando a referência à escravidão do Egipto que o autor do Deuteronómio tinha incluído no texto do terceiro mandamento: «O Senhor teu Deus ordena-te que observes o dia de sábado, lembrando-te que oste escravo do país do Egipto» (cfr 5, 15).
Jesus restitui ao sábado o seu sentido mais profundo recuperando o motivo originário pelo qual ao sábado o pio israelita não trabalha. Além do facto que também Deus, quando criou o mundo, ao sábado descansou, é de considerar o facto que se somos escravos do trabalho não podemos ter o tempo para cultivar através da oração a relação com o Senhor e por meio da caridade, da escuta e da solidariedade a relação com os irmãos e as irmãs.
Meditação pessoal do Evangelho e Partilha em grupo
- O que é que diz esta Palavra à minha vida?
- O Sábado é para o ser humano, e não vice-versa. Quais os pontos que na minha vida devem mudar?
- Mesmo sem ter Bíblia em casa, Jesus conhecia a Bíblia de memória. E eu?
- Rever e, se necessário, retificar minha atitude em relação aos mandamentos. São um dever ou um meio para crescer no amor?
Partilha as ideias que surgiram após a meditação pessoal
Durante algum tempo posso partilhar com os outros a mensagem que Deus fez chegar ao meu coração, depois de em silêncio ter escutado a sua voz.
Preces partilhadas:
Este momento que antecede o final desta oração, pode ser aproveitado para partilhar as preocupações e aflições. Por isso, durante um espaço de tempo poderemos pedir pelas nossas necessidades.
Terminadas as preces rezamos:
Pai-Nosso
Oração final:
Senhor, faz-nos entrar no mistério de amor do povo de Deus, torna-nos atentos aos outros, aos familiares, colegas, amigos, pessoas que encontramos; faz-nos misericordiosos, compreensivos dos erros dos outros; ensina-nos a pôr-nos nos panos dos outros; ensina-nos o teu modo de encontrar sem defesas, sem preconceitos, ensina-nos a tua atenção aos sentimentos de cada um, a tua maneira de ouvir sem pressa de dizer. Fica próximo de quem e procura, de quem está triste ou só, de quem sofre, de quem blasfema porque não te conhece. Só tu conheces o coração do homem, sabes ver o bem que há em cada um, consegues ver para além da aparência. Ajuda-nos no caminho de unidade, faz que saibamos seguir as palavras do apostolo Paulo. Faz que possamos ser alegres, que caminhemos para a perfeição, que consigamos encorajar-nos reciprocamente, a ter os mesmos sentimentos e viver em paz. E o Deus do amor e da paz esteja connosco.