Mas vale mesmo a pena seguir Jesus?

A pergunta inevitável de todo o jovem em procura

 de fra Alberto Tortelli

“Mas vale mesmo a pena?”. Não é por acaso esta a pergunta que todos, mais cedo ou mais tarde colocamos a propósito das escolhas de vida ou das várias atividades por nós começadas?

Em conclusão, se aquilo que estamos a fazer e aquilo que nos propomos realizar mereça todos os esforços e a energia e os sacrifícios já feitos, juntamente com o empenho e a responsabilidade que, compreendemos, nos serão pedidos.

Também no caminho da nossa fé, e ainda mais na procura vocacional é inevitável que mais cedo ou mais tarde, nos coloquemos a mesma questão: Vale a pena seguir Jesus?

Vale a pena seguir Jesus?

Jesus Bom Pastor

Pode-nos ajudar nestas interrogações, por vezes também muito dolorosas e sofridas, uma imagem muito bela com que Jesus se nos apresenta no Evangelho: a do Bom Pastor (João 10,1-16). 

Jesus, um pastor manso e bom e atencioso, que conhece as suas ovelhas uma a uma, que chama cada um pelo nome e lhes mostra o caminho. Por sua vez, as ovelhas, também o conhecem, sabem como é, fizeram experiência dele, estão certas que sempre as defenderá do mal, que jamais as abandonará e por elas está disposto a dar a vida contra todo o lobo feroz.

Eu sou o bom pastor: eu conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-me, como Pai me conhece e eu conheço o Pai. E por estas ovelhas eu dou a minha vida.

(Jo 10,14-15)

Chile: frades em alegria

Para seguir Jesus e ser guardados por Ele, devemos, porém, “escutar” e confiar na sua voz: ele chama também cada um de nós pelo nome e, portanto, sempre pessoalmente e intimamente bate ao nosso coração.

Isto significa que nos quer bem e deseja cuidar de nós e vir ao nosso encontro para que não nos percamos. Ele, mais que qualquer outro, conhece a nossa história, vê os nossos desejos e sonhos mais profundos; conhece também os nossos limites, os sofrimentos como a alegria e as potencialidades.

Ele, portanto, nunca está longe de nós e sempre nos “fala”. Certamente se manifesta antes de mais através da meditação da sua Palavra (no Evangelho), na Eucaristia, na oração, nos sacramentos. O Senhor, porém, gosta de se revelar também através de pessoas, eventos e histórias (certo também na própria pandemia deste difícil período!) e em tantas situações quotidianas. A escuta é, porém, a atitude a que somos chamados; o endurecimento do coração o perigo sobre o qual é preciso vigiar e fugir.

Infelizmente muitas vezes, foi-nos transmitida uma imagem da fé como uma qualquer coisa de aborrecida e pesada e insipida e opressiva. Tudo isto não poderia ser mais distante daquilo que Jesus quer para nós e deseja oferecer-nos. Ele anima-nos, de facto, a viver uma vida plena e bela, convida-nos a tirar dela quanto tem de mais precioso; a nós quer oferecer o melhor:

Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10).

Jesus chama-nos, portanto, pelo nome, a uma “vida em abundância” em todos os seus aspetos, seja na dimensão conjugal que na vida de solteiro, de religiosos como de leigos, de jovens como de adultos. Acolher esta possibilidade significa, recorda-o o Papa Francisco, “dar-se ao melhor da vida” (Christus Vivit 143).

Já alguma vez te perguntaste, então, o que é que Deus possa querer de ti? Já alguma vez te perguntaste qual a estrada que Ele te quer propor? Se calhar já alguma vez pensaste que Deus te estava a chamar à vida consagrada? A tornar-te frade? Não temas em enfrentar também estas questões! Se precisas de uma ajuda, podes dirigir-te a um religioso, a um sacerdote da tua confiança para conversar com ele e confrontar-te no profundo sobre tais questões. Ou então, se o desejas, podes sempre tentar contactar-nos pelo mail do blog!

O guardião do ovil onde se encontram as ovelhas, não deixa entrar os ladrões, mas só o pastor aí pode entrar! O guardião pode representar a nossa consciência ou de certo modo aquela voz interior, aquele pressentimento que nos diz que em Jesus existe qualquer coisa de bom que pode satisfazer as nossas necessidades existenciais mais profundas de bonde e amor, de beleza, de alegria, de vida plena. Confiemos!

Com certeza, Ele não nos quer “tramar” ou roubar-nos os nossos sonhos, mas oferecer-nos “vida em abundância”.

fra Alberto

 – info@vocazionefrancescana.org

Chile – Fraternidade franciscana

Post reelaborado de um Artigo de fr. Augusto Urzua tirado de: https://franciscanosconventualesdechile.blogspot.com/

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias