O que significa ter um “diário espiritual”? O que é? Porque é que é importante usá-lo no discernimento? Vejamos juntos.
Talvez já tenhais ouvido falar de “diário espiritual” ou talvez não. Hoje queria falar disso porque se trata de um dos instrumentos mais importantes dentro de um sério caminho de discernimento espiritual, e mais em geral para a própria vida espiritual.
Ter um diário espiritual pode fazer de verdade a diferença: pode permitir-vos de engrenar uma mudança diversa no vosso caminho atrás do Senhor e segui-lo com uma profundidade e eficácia muito diversas de antes (aqui encontras 5 motivos pelo que é importante ter um diário espiritual).
Mas vamos com ordem: o que é de verdade um diário espiritual?
O que é um diário espiritual?
Um diário espiritual é um instrumento útil para aqueles que estão em procura vocacional ou que desejam aprofundar a sua vida espiritual. Dito em extrema síntese trata-se de um lugar em que podes registar aquilo que acontece na tua vida espiritual, na tua oração, na tua relação com o Senhor, anotando as tuas reflexões, intuições, as palavras que te fizeram bem, etc…
Um diário espiritual pode assumir diversas formas, conforme as tuas preferências pessoais e a modalidade que escolheres para o usar. Tipicamente trata-se de um caderno, que pode ter várias formas e dimensões, com base também na tua personalidade, mas poderia ser também um documento digital, se isto te ajuda mais (num próximo post aprofundaremos como usá-lo concretamente e também a diferença entre estas duas formas).
Aquilo que conta é que seja um espaço dedicado a ti e ao teu caminho espiritual. Por isso não existem regras precisas: é importante que ali dentro tu possas exprimir-te com máxima liberdade. O facto de personalizar este instrumento te ajudará a sentir-te “em casa”, e, portanto, a abrir-te com maior facilidade.
Que coisa escrever no diário espiritual?
No teu diário espiritual podes escrever diversas coisas:
- Reflexões pessoais. Escreve sobre os teus pensamentos, as tuas emoções, as tuas alegrias e aos teus desafios. Explora as tuas dúvidas, as tuas questões e as tuas esperanças. O diário espiritual é um lugar seguro para te exprimires a ti mesmo/a e para aprofundar a tua compreensão de ti mesmo/a e de Deus.
- Orações. Escreve as tuas orações, seja que sejam orações formais ou conversações informais com Deus. podes escrever as tuas intenções de oração, os teus louvores, os teus pedidos e a tua gratidão. A escritura da tua oração pode ajudar-te a estar em relação com Deus num modo mais pessoal e íntimo.
- Leituras espirituais. Anota as passagens das Escrituras, os textos de livros espirituais ou os ensinamentos que te inspiraram ou tocaram. Escreve as tuas reflexões sobre estas leituras e como te influenciaram na tua procura vocacional.
- Experiências vocacionais. Regista as experiências significativas que estás vivendo no eu caminho de fé. Poderiam ser momentos de consolação e iluminação, ou então de deserto e desafio. Escreve as tuas reflexões sobre estas experiências e sobre como influenciam sobre a tua relação com Deus e sobre o teu chamamento.
- Objetivos e progressos. O diário espiritual é também útil para fazer periodicamente o ponto da situação, fixar-se alguns “objetivos espirituais” e para ter marca dos teus progressos. Podes escrever as tuas intenções de crescimento espiritual, como por exemplo a oração quotidiana, a participação em retiros espirituais, o encontro com o teu guia espiritual, etc… isto ajudar-te-á a manter o foco e a seguir o desenvolvimento do teu caminho espiritual no tempo.
Conclusão
Atenção, trata-se de um instrumento! Como sempre, não é a varinha mágica que resolverá todos os teus problemas. e não é sequer qualquer coisa de “fim em si mesmo” … É um instrumento, uma ferramenta que te pode ajudar muito no teu caminho atrás do Senhor. Mas o objetivo é sempre o mesmo: estar com Deus!
Um diário espiritual, portanto, é uma oportunidade para explorar e nutrir a tua vida interior. É um instrumento pessoal e flexível que se pode adaptar às tuas exigências e às tuas preferências. Se ainda tens dúvidas, aqui encontras 5 motivos pelo que é importante ter um diário espiritual!
Toma o tempo para escrever no teu diário espiritual regularmente e permite a esta prática que enriqueça a tua procura vocacional e o teu caminho de fé. Num próximo post tentaremos dar alguma indicação mais prática.
Bom caminho a todos.
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei Marius Marcel – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com