Ano 2024, século XXI, 66% da população mundial, mais de 5 mil milhões de pessoas com acesso à Internet. A desmaterialização na sociedade assenta num menor uso de recursos e um aumento da celeridade dos processos. O ano de 2020 sinalizará na História um ponto de viragem e de tomada de consciência da importância do uso da tecnologia nas nossas múltiplas áreas de ação: trabalho a partir de casa, ensino à distância, estar próximo de quem está distante, plataformas de vendas, etc. A ausência de matéria não significa, porém, ausência de uma pegada ecológica, pois os bits de informação precisam de energia.
Façamos um pequeno exercício. Diariamente são enviados 347 mil milhões de emails, ou seja, uma média de 43 emails por pessoa.
De acordo com o trabalho exaustivo e criativo de Mike Berners-Lee, irmão de Sir Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web (www), em “How Bad are Bananas?: The Carbon Footprint of Everything”, as emissões de um email em gramas de dióxido carbono equivalente (gCO2e) são: 3 para um email spam, 4 para um email normal sem imagens ou ficheiros, 20 para um email com uma imagem ou ficheiro até 1Mb. Essas emissões devem-se ao percurso energético da informação e à quantidade de energia necessária para manter os servidores que fazem essa gestão. O assunto é, por isso, mais sério do que poderíamos imaginar. Já fez as contas de quanto valem os seus 43 emails diários? Se forem normais, equivalem às emissões de um veículo a gasolina médio para percorrer 1 km.
E se alguém enviar um email simples e sem imagens, para dez pessoas e se todos responderem a esse email usando a opção “Responder-para-todos” (Reply-to-all) são 110 emails, 440 gCO2e.
Com esta nova perspectiva, vale a pena repensar a utilização deste meio de comunicação (e de outros) destinado a ser pessoal e relacional, e não banal. Pode aplicar-se também aqui o princípio minimalista do Arquiteto Mies van der Rohe ”Less is more” (menos é mais). Se não for estritamente necessário, evitar usar a opção Reply-to-all. Apagar emails da caixa de correio e esvaziar a “Lixo” pois evita que essa informação esteja a gastar energia num servidor. Evitar enviar ficheiros através do email, quando necessário optar por enviar uma referência (link) de um servidor onde seja possível descarregá-los. Pensemos no valor do próximo email que escrevermos para que as suas emissões sejam compensadas largamente em pessoalidade, é que “uma imagem vale mais do que mil palavras” pelo que vale a pena usar as mil palavras e poupar nas imagens.
Adaptado de Pegada Zero, Cidade Nova, Janeiro 2021.