Em vez de escolher um dia para começar, porque não escolher um mês? Foi essa a decisão da australiana Rebecca Prince-Ruiz que, em 2011, decidiu iniciar o desafio ‘Plastic Free July’ (julho sem plástico). Esta campanha alastrou-se um pouco por todo o mundo e atualmente envolve mais de 100 milhões de pessoas de todo o mundo. Existem três níveis de compromisso – direcionar a ação a quatro items (sacos, garrafas, palhinhas e copos), evitar embalagens descartáveis ou eliminar totalmente o uso de plástico.
O objetivo é decidir qual o compromisso e durante quanto tempo queremos mantê-lo – um dia, uma semana, o mês de julho ou ‘daqui em diante’ e, se quisermos, formalizá-lo em https://www.plasticfreejuly.org/take-the-challenge/(apenas em inglês).
Em Portugal, já existe legislação específica para o setor de restauração para limitar o uso de plástico descartável para serviço de alimentos e bebidas e, em alguns casos, esse pode ser substituído por produtos descartáveis biodegradáveis (por exemplo, copos em papel). Mas, em verdade, existe sempre algo que ainda podemos fazer.
Aceitar o desafio ‘julho sem plástico’ significa mudar pequenas ou grandes ações do nosso quotidiano, como optar por recipientes de longa duração para o take away, evitar o uso de bebidas engarrafadas em plástico, especialmente água, fazendo-se acompanhar de um copo ou garrafa reutilizável, optar por bebidas engarrafadas em vidro ou em lata tendo o cuidado de colocar os recipientes vazios nos eco-pontos respectivos. Se não prescindir da palhinha nas bebidas frescas, já existem versões reutilizáveis em metal. Estas são apenas algumas das ideias possíveis. O calendário com 31 ideias pode servir de inspiração durante os 31 dias do mês de julho (disponível para descarregar em https://www.plasticfreejuly.org/campaigns/small-steps-big-difference/).
E como decidir durante quanto tempo? Sabemos que os objetivos de longo prazo são mais difíceis de cumprir, pelo que escolher o mês de julho tem a vantagem de ser um período finito mas suficientemente alargado para consolidar um novo hábito. O dia 31 será um dia para celebrar o objetivo atingido e começar a pensar nos compromissos para o mês de agosto.
Adaptado de Pegada Zero, Cidade Nova, Julho 2021.