Pegada Zero: repensar os 3R’s

Os 3R’s ecológicos- reduzir, reutilizar, reciclar – têm certamente mais de 50 anos pelo que fazem parte das múltiplas atividades propostas nos jardim de infância e encontram-se bem explicados nos livros escolares. Este tempo é, para muitos, um tempo de pausa e de recomeço. Fazemos o balanço do ano que passou e preparamo-nos para o ritmo de um novo ciclo da vida familiar e de trabalho.

É um tempo oportuno para pensar nos 3R’s a partir de uma perspetiva diferente: os 3R’s intrínsecos da pessoa. São três passos-reflexões que podem ajudar a concretizar a nossa pegada ambiental.

O primeiro passo convida-nos a reduzir. Reduzir o quê? Começar por reduzir a resistência à mudança. Muitos dos nossos hábitos têm por base um contexto cultural diferente do atual e, por vezes, podem ser um verdadeiro obstáculo à mudança. Lembremo-nos que, devido à evolução tecnológica, o que é hoje sustentável, poderá não sê-lo amanhã; o que é sustentável aqui, poderá não sê-lo acolá. Esta atitude é um convite a trabalhar a nossa elasticidade, numa atitude de abertura à mudança.

Reutilizar é o segundo passo. Quantas vezes, com o entusiasmo normal de quem teve férias, decidimos reiniciar com novos hábitos mais sustentáveis? “Vou de bicicleta para o trabalho”. Passam uma ou duas semanas, começam as chuvas e as manhãs frias e esquecemos todos os bons propósitos. “Reutilizarmo-nos” é um convite à perseverança na manutenção de hábitos, pois, para criar um hábito é preciso repeti-lo muitas e muitas vezes.

Por fim, reciclar, não o quê, mas quem? Nós próprios. Reciclar o que sabemos, procurar saber mais, esclarecermo-nos. Precisamos de fazer crescer em nós o gosto pelo conhecimento, sabendo que a ciência e a tecnologia se desenvolvem a um ritmo muito superior ao dos livros da escola.

Reduzir: a resistência à mudança. Reutilizar: ser perseverante na manutenção dos hábitos. Reciclar: o interesse por saber mais. É uma forma de repensar os 3R’s.

Adaptado de Pegada Zero, Cidade Nova, Agosto/Setembro 2020.

Partilhe este artigo:

Outras Notícias