Muitos sabem que São Francisco realizou há oitocentos anos o primeiro presépio da história em Greccio, no Val Reatina, mas poucos provavelmente sabem que Francisco escolheu Greccio para receber a representação da Natividade depois de refletido bem.
O santo de Assis realizou o presépio numa gruta natural situada a cerca de 2 quilómetros da aldeia. A gruta, que é hoje conhecida como gruta do presépio, foi transformada numa capela e conserva ainda hoje alguns elementos originais da representação de 1223, como a manjedoura, o boi e o burro.
A gruta está rodeada por uma floresta de carvalhos e pinheiros e é um lugar sugestivo e silencioso, perfeito para reevocar o nascimento de Jesus.
Todos os anos, a gruta acolhe uma reevocação do presépio vivente, que atrai milhares de visitantes de todo o mundo.
COMO BELÉM
Francisco escolheu aquela gruta naquele particular contexto natural porque conhecia bem Greccio. Já tinha frequentado aquele lugar, que mais que outros lhe recordava Belém, a cidade onde tinha nascido Jesus. francisco tinha visitado Belém, em 1219 e tinha ficado profundamente impressionado. A gruta natural de Greccio recordava-lhe a gruta de Belém, onde Jesus tinha nascido numa manjedoura.
A INVASÃO DE LOBOS
Francisco descobriu este lugar em 1209, bem quinze anos antes da representação do presépio. Naqueles anos a população de Greccio estava exposta a um grave flagelo: de facto a zona estava infestada de grandes lobos que devoravam também as pessoas, e todos os campos e vinhas eram devastados pelo granizo.
A CABANA DE FRANCISCO
O frade de Assis construiu para si uma pobre cabana entre duas vigas no Monte Lacerone, chamado de São Francisco, monte alto 1204 metros. Dali se dirigia, durante o dia a pregar às populações dos campos. Os habitantes de Greccio começaram a amar Francisco e chegaram a tal ponto de reconhecimento, pela sua grande obra de regeneração, que lhe imploravam que não abandonasse os seus lugares e permanecesse sempre com eles.
Gelsomino Del Guercio
Publicado, 12-12-2023, sanfrancescopatronoditalia.it
Tradução, fr. Zé augusto