Eis a vós que chegou tambem a apresentação de santo António de Lisboa (e de Pádua) em apenas 300 palavras (mais ou menos…).
Por ocasião da JMJ de Lisboa preparámos a apresentação da figura de alguns nossos santos franciscanos em palavras simples e velozes, para que todos possam conhecê-los melhor.
E como não partir precisamente de santo António de Pádua, mas de Lisboa, seja cidade natal e sede da JMJ que iniciará precisamente nesta quarta feira? Boa leitura!
Quem é Santo António de Padova (de Lisboa)?
Santo António, nascido em 1195 ema Lisboa, em Portugal, é sem dúvida o santo mais amado e conhecido do mundo: não existe uma igreja que não tenha uma sua imagem e milhões de pessoas continuam a confiar-se à sua intercessão.
António, batizado com o nome de Fernando, de família nobre, entrou inicialmente entre os Cónegos Regulares Agostinianos, onde aperfeiçoou os seus estudos de teologia e Sagrada Escritura, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra.
Em 1220 escolheu, porém, tornar-se frade franciscano, assumindo o nome de António, desejando dedicar-se inteiramente ao anúncio do Evangelho: como Maria, também António “se levantou e partiu apressadamente” para partilhar com todos o tesouro que tinha descoberto, a beleza do amor de Deus. Depois de várias peripécias chegou a Itália, onde encontrou são Francisco, e se distinguiu depois pelo seu profundo conhecimento das Sagradas Escrituras e pelo seu carisma em pregar a Palavra. Tornou-se conhecido como “Martelo dos hereges” pela sua habilidade em refutar os erros doutrinais e em trazer de volta as pessoas à verdade da fé. A sua pregação era simples, direta e envolvente: António sabia falar ao coração das pessoas, tocando a alma com a sua eloquência, humildade e profundidade.
A sua humildade e o seu amor pelo próximo eram evidentes na sua dedicação ao serviço dos mais pobres: passava incansavelmente da pregação à escuta das confissões e a sua compaixão estendia-se a todos, independentemente da condição social ou religiosa.
Também hoje os frades franciscanos, em nome de António, se dedicam à pregação do Evangelho e à assistência aos pobres, em particular através de várias obras de caridade, muitas vezes denominadas “o pão de santo António”.
No final da sua vida teve como dom a visão de Jesus Menino, que lhe apareceu nos braços: era a confirmação que de verdade António, tomando ao seu cuidado a humanidade, tinha servido e “mimado” o seu Amado Senhor.
António morreu em Padova (no Veneto) a 13 junho 1231 e o seu corpo ainda hoje é conservado na grande basílica edificada em sua honra, meta de milhões de peregrinos, que procuram em António um intercessor, um amigo e um confidente.
Curiosidades
Santo António é conhecido também como “o santo dos milagres” (diz-se que faça 13 graças por dia!) e é-lhe reconhecido o poder de reencontrar as coisas perdidas, sejam objetos, a saúde física ou a espiritual.
Oração dos jovens a santo António
Ó santo António, amigo e irmão santo,
és para o mundo uma presença segura.
Ajuda-me a ser guardião fiel
dos talentos que o Senhor me deu.
Ó santo António, missionário corajoso,
és para o mundo um guia sábio.
Ajuda-me a gritar e a difundir o Evangelho
ao longo das estradas tortuosas das nossas vidas.
Ó santo António, amante do Amor,
és para o mundo uma testemunha credível.
Ajuda-me a partilhar com quem tenho ao meu lado
alegrias e feridas, preocupações e esperanças.
Ó santo António, reza por todos nós!
Ámen.
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei Marius Marcel – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com