Apresentação de são Maximiliano Kolbe em 300 palavras
Por ocasião da JMJ de Lisboa, preparámos a apresentação da figura de alguns nossos santos franciscanos em palavras simples e rápidas, para que todos possam conhecê-los melhor. No dia 14 agosto, por ocasião da sua festa, eis a apresentação de são Maximiliano Kolbe.
Boa leitura!
Quem é são Maximiliano Kolbe?
São Maximiliano Kolbe, nasceu em 1894 na Polónia, é uma figura extraordinária de heroísmo e santidade cristã. a sua vida foi marcada pelo amor por Deus e pelo próximo, culminando num ato de sacrifício que o tornou um herói da fé.
Desde novo, Maximiliano manifestou um profundo amor pela Virgem Maria e um grande desejo de servir a Deus.
Tornando-se frade franciscano, durante os estudos de teologia em Roma fundou a Milícia da Imaculada, um movimento que se dedica a difundir a devoção mariana e a combater o mal com o amor. O profundo ardor missionário levou-o a fundar várias obras de evangelização, em particular através da estampa, tanto na Europa como na Ásia.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Maximiliano foi preso em Auschwitz. Foi aqui que, após a fuga de um prisioneiro, os guardas do campo selecionaram casualmente dez prisioneiros para fazer morrer por represália. Um dos condenados, sendo um pai de família, suplicou para ser poupado, e Maximiliano, com um gesto de verdadeiro heroísmo, ofereceu-se no seu lugar.
Maximiliano foi assim condenado a morrer de fome no bunker subterrâneo. Não obstante a fome e a sede, continuou a rezar e a confortar os seus companheiros de prisão.
A sua morte heroica (ocorrida em 1941) foi um exemplo extraordinário de amor e sacrifício, testemunhando o seu total abandono à vontade de Deus e a sua dedicação aos irmãos.
São Maximiliano Kolbe incarnou o amor desinteressado e a oferta de si pelos outros. A sua devoção à Virgem Maria e a sua confiança em Deus permitiram-lhe superar os desafios mais difíceis e mostrar o poder do amor de Deus mesmo no meio do horror da guerra.
Curiosidade
Muitas vezes são Maximiliano Kolbe é representado com duas coroas na mão (uma branca da santidade e pureza e outra vermelha do martírio de sangue) para além do seu uniforme de prisioneiro (marcado com o número 16670).
Oração dos jovens a são Maximiliano Kolbe
São Maximiliano, missionário do Evangelho,
que anunciaste a Palavra no mundo,
ajuda-me a ser instrumento
de paz e ocasião de novidade de vida
para quem ainda não conhece o amor de Deus.
Enamorado de Maria Imaculada,
que seguiste os passos da Mãe de Deus,
acompanha-me pela estrada da humildade
para que se realize na minha vida
aquilo que o Senhor sonhou para mim.
Mártir de amor, que na escuridão do mal
tiveste a coragem de dar a vida
para salvar um pai de família,
ensina-me a oferecer cada minha ação
por amor de Deu e dos irmãos.
Ámen.
Aqui podes aprofundar a figura de são Maximiliano Kolbe.
Descobre aqui os outros santos pensados precisamente para a JMJ de Lisboa.
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei Marius Marcel – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com