Hoje partilhamos convosco um artigo simpático: eis para vós a receita para a vocação franciscana! Nada de sério. Apenas um jogo para imaginar como poderia ser a “Receita da Vocação Franciscana”. E vós, tendes todos os ingredientes prontos?
Ingredientes
- 1 dose de pobreza
- 200 g. de amor a Deus
- 200 g. de amor ao próximo
- 3 chávenas de fraternidade universal
- 1 salpico de humildade
- 1 toque de perdão
Preparação
- Toma uma dose de pobreza e mete-a no centro do teu coração. Renuncia ao apego às riquezas materiais e à vaidade.
- Junta agora 200 g. de amor a Deus. Nutre a tua relação com Ele, dedicando tempo à oração, em particular agitando com o chicote do Evangelho, todos os dias.
- Junta 200 g. de amor ao próximo e amalgama tudo muito bem. Sê compassivo, generoso e disponível para ajudar os outros sem esperar nada em troca. Atenção porque nesta fase poderiam formar-se alguns grumos: aqueles que tornam a massa menos digerível e um pouco quadrada, depois quando os vês despontar procura derrete-los confiando-te a Deus e abrindo-te aos outros.
- Deita agora as 3 chávenas de fraternidade universal. Reconhece que todos os seres humanos são teus irmãos e irmãs, independentemente da sua origem, religião, ou status social.
- Acrescenta uma ponta de humildade. Aceita os teus limites e reconhece que tudo aquilo que tens é um dom de Deus. isto permitir-te-á dar sempre o melhor de ti, sem teres de defender nada.
- Por fim, junta um toque de perdão. Sê pronto para perdoar aos outros e a pedir perdão quando necessário, mantendo um coração aberto e livre de rancor. Isto permitirá ao aroma da pobreza exprimir-se ao máximo.
- Coze tudo no lume do amor divino, deixando que os ingredientes de misturem e se amassem para formar uma boa vocação franciscana, oferecida pelo Senhor, para a igreja e para os homens.
- Atenção a tirá-la fora do forno no momento certo: não demasiado cedo para que não esteja crua e difícil de digerir, nem demasiado tarde para que não se queime, e fique intragável, mas sempre no momento certo, aquele em que se devem recolher os frutos maduros!
Serviço
Serve a tua vocação franciscana quente e fragrante, co humildade, alegria e empenho.
Deixa que seja um testemunho de amor, fraternidade e serviço para o mundo.
fra Nico