A importância do diálogo
São Francisco d’Assis não tinha inimigos no sentido tradicional do termo. A sua vida foi dedicada à pregação do Evangelho e à fundação da Ordem Franciscana, e não estava empenhado em conflitos políticos ou militares. Todavia, houve alguns grupos que se opuseram às suas ideias e ao seu modo de viver.
BISPOS E CARDEAIS
Entre estes havia algumas autoridades eclesiásticas: alguns bispos e cardeais eram desconfiados em relação ao radicalismo de Francisco e à sua ênfase sobre a pobreza e sobre a austeridade. Temiam que o seu movimento pudesse minar a autoridade da Igreja Chiesa e o seu sistema de riqueza e poder. Tentaram também condicionar a aprovação da Regra Franciscana, mas Francisco no final conseguiu até a convencer o Papa Inocêncio III que deu luz verde oralmente à Regra.
NOBRES E RICOS
Do mesmo modo, também não viam com bons olhos o pobrezinho de Assis, alguns membros da sociedade civil. A nobreza e os ricos muitas vezes consideravam Francisco e os seus frades como uma ameaça ao seu estilo de vida privilegiado. A pregação de Francisco sobre a pobreza e sobre a justiça social podia pôr em discussão as suas posições de privilégio.
O SUCESSO POPULAR
Não obstante estas posições, Francisco e o seu movimento gozaram de um grande apoio popular. A sua pregação simples e o seu exemplo de vida pobre e compassiva atraíram muitas pessoas, entre as quais nobres, estudiosos e gente comum.
NENHUMA PROCURA DE CONFLITO
É importante sublinhar que Francisco não procurava o conflito com ninguém. Estava sempre disposto a dialogar com os seus opositores e a procurar compreender o seu ponto de vista. O seu objetivo era sempre o de converter as pessoas ao amor de Deus e a um estilo de vida conforme ao Evangelho, não as derrotar ou obrigá-las a conformar-se às suas ideias.
UMA FÉ INABALÁVEL
Francisco graças à sua fé inabalável, ao seu exemplo de vida e à sua capacidade de diálogo, esteve em condições de superar estes desafios e difundir a sua mensagem de amor e paz em todo o mundo.
Gelsomino Del Guercio
Publicado em 03-06-2024, sanfrancescopatronoditalia.it
Tradução, fr. zé augusto