Tesouros da JMJ

Sobre a minha caminhada tão importante e inesquecível na JMJ!

A minha caminhada para a JMJ começou bem cedo na nossa igreja! Quando me convidaram para ser voluntária não sabia bem o que ia encontrar e o que iria ter de fazer ao certo, mas aceitei, porque sempre achei que seria uma experiência nova, muito divertida e que também me iria ligar muito mais a Deus e à igreja! Foi então este ano, com os meus 15 anos que decidi ser voluntária, vi-me envolvida em reuniões, em formações tudo isto para a não falhar na minha missão de voluntária para a JMJ, eram imensas coisas em que tínhamos de tirar um pouco do nosso tempo para nos dedicarmos a 100% em tudo aquilo, mas por momentos com os estudos pensei que não iria conseguir, pois eram imensas coisas e cheguei a pensar em desistir! Mas com todo o esforço, dedicação, amor por tudo isto e com toda a insistência da minha mãe que me estava sempre a dizer para não voltar atrás porque no futuro iria arrepender-me de não ter vivenciado tudo aquilo, agora posso dizer-vos que valeu a pena ter continuado e muito mesmo!!

Depois de uma semana exaustiva, mas também muito rica nas vivências e aprendizagens como voluntária na escola Manuel Teixeira Gomes, chegou finalmente sábado, o dia em que eu estava mais ansiosa, pois nos iríamos juntar todos no Parque Tejo, foi uma emoção desde o momento que lá cheguei até à hora que me vim embora, foi tão bom, fiz tantas amizades com pessoas de outros países, fiz questão que cada pessoa com quem eu falei lá assinasse a minha camisola de voluntária para, sempre que olhar para ela, me lembrar de tudo e um pouquinho de cada uma delas!

No domingo, depois de uma noite mal dormida, um dia cansativo, mas também com imensas memórias boas, não consegui deixar de ir ao passeio marítimo de Algés, pois não queria perder nenhum momento e nenhuma mensagem que o Papa nos ia deixar!

É impossível conseguir transmitir tudo o que houve de importante e as mensagens lindas que o Papa nos deixou, coisas especiais e com tanto significado! Foi lindo!!

O facto de poder ter estado em contacto com tantos outros jovens com o mesmo amor que eu por Deus foi tão especial, éramos todos diferentes, pois tínhamos países, culturas e idiomas totalmente diferentes mas partilhávamos o mesmo amor e isso fez com que todas essas diferenças não importassem nem nos incomodassem na nossa comunicação!

Depois de ter vivido tudo isto, o meu professor de Religião e Moral da escola pede-me um testemunho sobre tudo que vivi e senti na JMJ, fiquei um pouco sem jeito porque não estava à espera e porque também fui a única aluna que vivi todos aqueles momentos, mas por outro lado notei que na sala todos pararam para me ouvir e alguns deles tiveram pena de não terem conseguido vivenciar de perto todos aqueles momentos! Nós que conseguimos viver tudo isto de perto fomos uns privilegiados e tão bom que foi!!

Tão especial, emocionante e memorável que foi tudo isto! Levo cada momento para o resto da vida porque foi realmente muito gratificante para mim.

Obrigada JMJ, obrigada Papa e obrigada a todos os que estiveram comigo e partilharam também todas estas emoções! Levo isto para a vida.

Maria Aires

(Conchas, folha da unidade pastoral de Chelas, Lisboa)

Partilhe este artigo:

Outras Notícias