O presépio do Vaticano na Praça de São Pedro que assinala o Natal de 2023 pretende recordar o Presépio de Greccio, criado por São Francisco há 800 anos, na noite de Natal de 1223.
Foi inaugurado, no passado dia 9 de Dezembro, na Praça de São Pedro, o Presépio e a Árvore de Natal e que irão assinalar as Solenidades Natalícias até ao próximo dia 7 de Janeiro de 2024.
À cerimónia compareceram várias autoridades, civis e eclesiásticas, juntamente com muitos peregrinos e turistas.
A construção do presépio de 2023 teve por objectivo evocar a recriação do Nascimento de Jesus por São Francisco, na gruta de Greccio. Para o Papa Francisco, o presépio «deve resgatar em nós a nostalgia do silêncio e da oração. Silêncio para poder ouvir o que Jesus nos diz a partir daquela “cátedra” singular que é a manjedoura. Oração para expressar a maravilha, a ternura e talvez as lágrimas que a cena da Natividade suscita em nós».
Às figuras da Sagrada Família e dos pastores, neste presépio, foram ainda colocadas as representações de São Francisco e de outros frades franciscanos. Ao centro desta encenação, pode ainda ver-se uma réplica da pintura afresco da Gruta de Greccio, na qual se pode ver um Franciscano a celebrar a Eucaristia na presença de São Francisco segurando o Menino Jesus e de Nossa Senhora. Ao lado, São José em adoração, o boi e o burro.
Quanto à Árvore de Natal, esta é um abeto de 28 metros de altura que foi cortado por estar em risco de desabar. Depois do Natal, da sua madeira serão criados brinquedos que a Caritas distribuirá a crianças desfavorecidas.
A escolha e o abate do abeto teve subjacentes os princípios ecológicos da reutilização e do cuidado ambiental. Para Francisco «Também esta é uma escolha que nos faz reflectir, evidenciando a importância do cuidado com a nossa casa comum: os pequenos gestos são essenciais na conversão ecológica, gestos de respeito e gratidão pelos dons de Deus».
https://www.youtube.com/watch?v=oEMEr-QozKI
Daniel Ribeiro