Beato Odorico da Pordenone, primeiro frade missionário na China

Vocazione Francescana cumpre 16 anos

Alguns de vós escreveram-me recentemente manifestando-me o desejo e o sonho da missão: um ideal tipicamente franciscano!

Ocorre hoje a festa do beato Odorico da Pordenone, um dos maiores frades missionários franciscanos, “patrono” também do nosso!

Ainda vivo Francisco e sob seu específico mandato, os frades espalharam-se, de facto, em toda a Europa e foram também enviados entre os assim chamados “infiéis” (os sarracenos) na Terra SantaMarrocos e em todo o médio Oriente e em regiões muito distantes como a China.

Sob a onda destes primeiros envios, nos séculos, os frades tornaram-se presentes em quase todas as nações do Mundo, como podeis ver no sito da Ordem, com uma série inumerável de obras, conventos, escolas, ambulatórios… ao ponto de levar em toda a parte a beleza do Evangelho com o estilo da alegria, de fraternidade e menoridade tipicamente franciscano.

o beato Odorico da Pordenone

Hoje éstamos a ver de um dos maiores missionários da Ordem Franciscana: o beato Odorico da Pordenone, que há cerca de oito séculos peregrinou longamente até chegar à China.

Aqui, de facto, foi enviado pelos superiores por volta do ano 1320 com a veneranda idade – para a época – de 55 anos. Chegado depois de uma viagem de cerca de 8 anos a Pequim, fica sozinho três invernos na capital do Celeste Império, para depois regressar, via Tibete, Pérsia e Arménia às terras venetas donde tinha partido.

Chegou assim precisamente aqui a Padova, no nosso convento de Sant’ António, e aqui, entre estas paredes, em 1330 ditará a relação da sua viagem missionaria por terra e por mar, verdadeiro emulo de Marco Polo. Os seus diários de viagem contam as fadigas e as alegrias do anúncio do Evangelho além de ser uma mina de notícias sobre um mundo então absolutamente desconhecido.

A minha Província dos Frades Franciscanos Conventuais do Norte de Itália está empenhada há tempo em fazer conhecer esta figura franciscana e, se o Senhor quiser, a difundir a sua veneração, para que possa ser proclamado santo para a Igreja universal.

As viagens e a pregação de Odorico para plantar a Igreja na China levam-nos também a rezar pela não fácil e complexa situação dos cristãos chineses, até hoje privados (ou pelo menos limitados) da liberdade de religião e de culto. Não obstante isto, não faltam porem na China vocações para a Vida sacerdotal e religiosa e muitos são os aspirantes à vida franciscana! O Senhor, de facto, continua a chamar e a convidar ao seu seguimento… e a resposta generosa muitas vezes chega lá onde pareceriam mais fortes os obstáculos se não mesmo a perseguição!

O exemplo do beato Odorico, suscite em nós uma grande paixão missionária e evangelizadora também para as nossas cansadas e exaustas terras da Europa onde também o anúncio do Evangelho parece sempre mais difícil e marcado pela indiferença geral e pela rejeição.

Precisamente por este motivo confiámos o nosso blog à sua intercessão: Vocazione Francescana de facto nasceu há 16 anos (no distante ano 2008), precisamente hoje, o dia 14 janeiro, sob a sua proteção! Que o beato Odorico continue a mandar-nos a anunciar o seu evangelho a tantos jovens, que possam encontrar o Senhor Jesus e segui-lo sob os passos de Francisco!

De facto, há necessidade de frades ardentes de fé que percorram ainda as nossas estradas escuras e tristes, de frades amantes que incendeiem os corações áridos de amor ao Senhor, de frades corajosos e humildes para dialogar e encontrar todos sem barreiras ou preconceitos, de frades audazes e mansos que ainda saibam tomar ao seu cuidado e querer bem aos homens e às mulheres e aos jovens… do nosso tempo.

de fra Alberto Tortelli

 – info@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias