O medo do juízo: obstáculo no caminho da vocação?

de fra Nico Melato

Hoje quero falar de um tema que frequentemente tem bloqueados muitos jovens no caminho vocacional: o medo do julgamento dos outros.

Já alguma vez te aconteceu de desejar com todo o coração fazer alguma coisa, mas depois bloqueares-te por medo do que poderiam pensar os outros? Beh, sabe que não és o único/a! Trata-se de uma experiência muito comum, que pode dizer respeito a qualquer âmbito da vida, desde a escolha do trabalho à de uma relação, e obviamente também a vocação.

Porque é que temos medo do juízo?

As razões podem ser diversas: o medo de não estar à altura, de desiludir as expectativas, de ser criticados ou até ridicularizados. Por vezes, o temor é tão forte que nos impede de fazer também aquilo que sabemos estar certo para nós.

Um exemplo? Francisco de Assis

Também são Francisco, antes da sua conversão, ficava bloqueado por este tipo de medo. Era um jovem rico agitado, rodeados de amigos e divertimentos. Dentro de si, porém, sentia um vazio que não se conseguia acalmar…. Desejava qualquer coisa de mais profundo, mas tinha medo de abandonar a sua vida mundana e de enfrentar o julgamento da sua família e dos seus amigos.

Como superar o medo?

A boa noticia é que o medo do julgamento pode ser superado. Eis alguns conselhos:

1. Pede ajuda ao Senhor

Em primeiro lugar pede ajuda ao Senhor, pedindo-lhe o dom do seu Espírito, para que possa preencher o teu coração em abundância, e dar-te a luz e a força necessária. Não é por nada que Deus na Escritura continua a repetir-nos: “não tenhas medo! “. ele está ali, para te ajudar e te dar a sua coragem: não temas!

2. Escuta o teu coração

Uma segunda coisa importante é fazer silêncio dentro de ti e escutar o profundo do teu coração. O que te diz? O que é que o Espírito Santo suscita dentro de ti? Qual é o desejo que sentes mais profundo? Esclarecer-te a ti mesmo/a aquilo que te está mais a peito te dará pouco a pouco a força para superar qualquer obstáculo, mesmo o medo do juízo.

3. Faz-te ajudar, confia-te

Falar com uma pessoa de confiança, como um familiar, um amigo, um sacerdote o um frade, pode ajudar-te a concentrar as tuas ideias e a superar os teus medos. Partilhar as tuas dúvidas e as tuas perplexidades pode ser um grande alívio e pode ajudar-te a ver as coisas numa perspetiva diversa. Mas escolhe bem a pessoa com quem desejas fazê-lo: aqui podes encontrar algumas indicações úteis para isto.

4. Faz um passo de cada vez

Não é necessário fazer logo tudo, começa com pequenos passos. Em primeiro lugar simplesmente falando disso com alguém…, ou então procura um guia espiritual (como dito em cima): verás que já esta pequena coisa começará a mexer alguma coisa.

Em segundo lugar, tenta com alguma pequena experiência: um retiro espiritual, os encontros do Grupo Vocacional, um campo de férias de verão…

Não deves logo pensar em ter que chegar a uma decisão definitiva, mas de iniciar a fazer algum pequeno passo. Quanto mais te aproximares da tua vocação, mais o medo do julgamento diminuirá e te sentirás finalmente livre de seres tu mesmo/a.

Recorda: a vocação é um dom precioso, não um peso. Não deixes que o medo te impeça de viver a vida que Deus pensou para ti. Tem confiança nele: não te desiludirá!

fra Nico

– franico@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias