Apresentação de santa Clara em 300 palavras
Por ocasião da JMJ de Lisboa, preparámos a apresentação da figura de alguns nossos santos franciscanos em palavras simples e rápidas, para que todos os possam conhecer melhor.
No dia, 11 agosto, por ocasião da sua festa, eis a apresentação de santa Clara d’Assis.
Boa leitura!
Quem é santa Clara d’Assis?
Santa Clara d’Assis, nascida em 1193 (ou 1194) em Assis (na Umbria), é uma figura extraordinária da espiritualidade cristã. a sua vida foi caracterizada por uma profunda fé, um amor ardente por Deus e um compromisso radical pela pobreza evangélica.
Nascida numa família nobre, Clara sentiu desde jovem o fascínio da experiência espiritual que estavam vivendo em Assis naqueles anos são Francisco e os seus primeiros companheiros.
Com a idade de 18 anos fugiu da casa paterna, abandonou tudo e foi ter com Francisco à igreja de Santa maria dos Anjos, onde se consagrou a Deus: a imagem de Clara que corre para esta sua nova vocação é semelhante à de Maria que corre até á sua prima Isabel pela pressa de partilhar o mais rápido possível o grande dom recebido de Deus!
A sua resposta tempestiva ao amor de Deus e a sua prontidão em servir os outros são um apelo para todos nós a viver uma vida de fé autêntica e generosa.
Cedo outras mulheres se juntaram a ela, e nasceu assim a segunda ordem franciscana, as Clarissas, baseada sobre a pobreza, humildade, e vida contemplativa. A sua dedicação à vida de oração e ao serviço de Deus inspirou depois muitas outras mulheres a seguir o seu exemplo.
A espiritualidade de Santa Clara era caracterizada por um profundo amor por Cristo e uma devoção especial à Eucaristia. A sua presença na igreja de São Damião, nos arredores de Assis, para onde se retirou com a suas companheiras, era preenchida por uma profunda comunhão com Deus e uma paixão pela contemplação.
Santa Clara incarnou a essência da humildade e da pobreza evangélica. Renunciou aos bens materiais e abraçou a simplicidade, consagrando-se totalmente a Cristo. a sua vida austera e a sua dedicação á oração foram um exemplo vivo do amor de Deus que transparece através da renúncia e da partilha com os mais pobres.
Curiosidade
Santa Clara é a primeira mulher na historia Igreja a escrever uma regra para outras mulheres; a sua regra foi aprovada pelo Papa em 1253, dois dias antes da sua morte. Clara foi declarada “patrona da televisão” pelo seu dom místico de assistir em visão às celebrações a que não podia participar em presença por causa da sua doença.
Oração dos jovens a santa Clara
Clara, filha, irmã e mãe,
tu que viveste a tua vida
na confidência com o Pai,
ajuda-nos a viver de verdade
o nosso ser filhos e filhas de Deus.
Tu que, atraída pelas escolhas de Francisco,
desejavas colher o seu segredo,
dá-nos companheiros de viagem
que nos ajudem a erguer o olhar.
Tu que deixaste a riqueza e comodidade
para seguir uma intuição “louca”,
mete nos nossos corações um sonho
que dê sabor à nossa existência.
Tu que, vivendo com as irmãs,
sabas que a felicidade é verdadeira e plena
só quando é partilhada,
ajuda-nos a saborear a vida eterna
que já resplandece nas nossas relações.
Santa Clara d’Assis reza por nós.
Aqui podes aprofundar a figura de santa Clara.
Descobre aqui os outros santos pensados precisamente para a JMJ de Lisboa.
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei Marius Marcel – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com