Sobre o Arcaz da Sacristia da Igreja de Santo António dos Olivais, uma pitura alusiva a Santo António, da autoria de Pascoalle Parente, datada de 1796.
Na tela em causa Fernando de Bolhões, nome de baptismo de Santo António, ocupa o espaço central da cena; à sua direita, religiosos da Ordem dos Frades Menores que o contemplam e acolhem; e à sua esquerda, os Cónegos Regrantes que se resignam e o deixam partir, seguram ainda o seu antigo hábito e capelo.
António de mãos erguidas em oração e aceitação, vestindo apenas uma túnica interior, está prestes a ser revestido pelo novo hábito dos franciscanos.
Ao fundo, sobre um retábulo, Jesus Cristo Crucificado, e a encimar todo o conjunto, um anjo sustentando uma palma, símbolo do martírio e uma grinalda floral, simbolizando a glória. Ao centro, o Espirito Santo personificado numa pomba que significa a inspiração divina desta atitude do santo que, do coro e dos claustros, passa ao cuidado e à evangelização, principalmente dos renegados e dos desvalidos da sociedade do seu tempo.
Daniel Ribeiro