Arcaz da Sacristia da Igreja de Santo António dos Olivais

Sobre o Arcaz da Sacristia da Igreja de Santo António dos Olivais, uma pitura alusiva a Santo António, da autoria de Pascoalle Parente, datada de 1796.

Sacristia de Santo Antonio dos Olivais, Coimbra

Na tela em causa Fernando de Bolhões, nome de baptismo de Santo António, ocupa o espaço central da cena; à sua direita, religiosos da Ordem dos Frades Menores que o contemplam e acolhem; e à sua esquerda, os Cónegos Regrantes que se resignam e o deixam partir, seguram ainda o seu antigo hábito e capelo.  

António de mãos erguidas em oração e aceitação, vestindo apenas uma túnica interior, está prestes a ser revestido pelo novo hábito dos franciscanos.

Ao fundo, sobre um retábulo, Jesus Cristo Crucificado, e a encimar todo o conjunto, um anjo sustentando uma palma, símbolo do martírio e uma grinalda floral, simbolizando a glória. Ao centro, o Espirito Santo personificado numa pomba que significa a inspiração divina desta atitude do santo que, do coro e dos claustros, passa ao cuidado e à evangelização, principalmente dos renegados e dos desvalidos da sociedade do seu tempo.     

Daniel Ribeiro

Partilhe este artigo:

Outras Notícias