Comentário Evangelho – SANTA MARIA, MÃE DE DEUS – B

1ª leitura: Núm 6, 22-27 – “Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei”

Salmo: 66 – “Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção”

2ª leitura: Gal 4, 4-7 – “Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”

Evangelho: Lc 2, 16-21 – “Encontraram Maria, José e o Menino. E depois de oito dias, deram-lhe o nome de Jesus”

A PALAVRA É MEDITADA

São vários os temas de reflexão deste primeiro dia do ano. Por um lado, a grande festa de Maria Mãe de Deus que se tornou homem em Jesus Cristo. depois a bênção, a troca de felicitações. Por fim o Dia Mundial da Paz que desde 1966 o Papa Paulo VI estabeleceu no primeiro dia do ano civil.

– Hoje é um dia no qual queremos trocar os desejos para que o novo ano seja melhor que o precedente. Todos os anos esperamos numa realidade nova, mesmo se depois a vida não é assim tão simples como se poderia imaginar. De qualquer modo esperar é sempre um bom sinal e é justo esperar um futuro que nos ajude a saborear aquilo que somos ainda a mais.

Mas a bênção de Deus, significa não só um simples trocar de cumprimentos, mas qualquer coisa mais profunda, ou seja, é uma ação em que Deus dá ao homem a plenitude dos seus dons e a sua felicidade plena. O homem abençoado por Deus é o homem a quem as coisas saem bem não tanto porque tem sorte, mas porque sabe como sair dos problemas no meio das dificuldades e desventuras.

O homem abençoado é o homem capaz de testemunhar Deus na sua vida.

– O Senhor te sorria, faça resplandecer o seu rosto, te seja propício e te dê a sua paz que, para os hebreus, é o shalom ou seja é desejar todos os bens possíveis, pelo que a paz é um dom indispensável e indica saúde e prosperidade.

A paz é o maior dos bens que o hebreu pode augurar a cada pessoa. A paz é aquele grande dom que só Deus pode dar, porque a verdadeira realização da pessoa é em Deus. A paz não vista só como ausência de guerra, mas como posse da plenitude dos dons do Senhor.

– Fecha esta liturgia assim intensa, a figura de Maria no texto de Lucas que já foi lido no Natal. Maria é vista como aquela que sabe conservar a Palavra no seu coração. Não é o simples refletir, mas o procurar rezar, compreender se os acontecimentos de que é participante, fazem parte do projeto de Deus. Maria quer perscrutar, meditar a Escritura, para melhor compreender o papel que a espera.

Paulo dizendo que, na plenitude dos tempos, Deus veio ao mundo e nasceu de uma mulher, quer apresentar-nos Maria como aquela que, por obra do Espírito Santo, deu realmente à luz do Salvador.

Maria tem um papel fundamental na ação da salvação, precisamente porque é a Mãe do Senhor. Que o Senhor abençoe este ano, faça resplandecer sobre todos nós o seu rosto e nos dê a sua paz, para a poder oferecer a cada pessoa que encontramos.

A PALAVRA É REZADA

Ó Deus, luz do mundo, faz que saibamos ver o reflexo do teu esplendor sobre o rosto de cada homem: no mistério do menino que cresce no ventre materno; no rosto do jovem que procura sinais de esperança; no rosto do idoso que evoca as recordações; no rosto triste de quem sofre, está doente, está para morrer.

Suscita em nós a vontade e a alegria de promover, guardar e defender a vida humana sempre, nas nossas famílias, na nossa cidade, no mundo inteiro.

Por intercessão de Maria, cheia de graça e Mãe do Autor da vida, manda sobre nós o teu Santo Espírito, e faz que acolhendo e servindo o imenso dom da vida, possamos participar na tua eterna comunhão de amor.  

Ámen

(In, qumran2.net e lachiesa.it – traduzido e composto por fr. José Augusto)

Partilhe este artigo:

Outras Notícias