Comentário Evangelho – Solenidade de todos os Santos – A

1ª leitura: Ap 7,2-4.9-14 – “Vi uma multidão imensa que ninguém podia contar”

Salmo: 23 – “Esta é a geração dos que procuram o Senhor”

2ª leitura: 1Jo 3,1-13 – “Veremos a Deus tal como Ele é”

Evangelho: Mt 5,1-12 – “Alegrai-vos e exultai porque é grande a vossa recompensa no céu”

A PALAVRA É MEDITADA

Fortíssima a festa de todos os santos! Porque os santos são famosos, aqueles que têm a estátua nas igrejas ou nas praças, são importantes, mas metem também um pouco de medo. Alguém diz: “Aqueles faziam milagres clamorosos, enfrentavam sacrifícios enormes e até a morte. Bravíssimos! Mas quem é que consegue ser como eles!”.

Afinal os santos do 1º de novembro são todos aqueles que viveram a fé em Jesus com generosidade, mas sem realizar gestos clamorosos. São aqueles que quiseram bem aos pobres; que puseram paz entre as pessoas; que fizeram coisas certas e boas mesmo se os outros zombavam deles; que perdoaram sempre; que nunca recorreram á violência; que aceitaram quem não pensava e não se comportava como eles.

São aqueles, que sem aplausos e noticias nos jornais ou televisões puseram em prática o convite de Jesus: ”Vai e faz também tu como o bom samaritano”: apercebe-te dos outros, não passes adiante, aproxima-te, cuida as suas feridas como podes e com aquilo que tens, preocupa-te em resolver os seus problemas. estes santos sem imagens foram os nossos avós, pais, irmãos, amigos, vizinhos de casa, companheiros de escola…. Fortíssima esta festa! Porque nos recorda que todos estes santos são próximos de nós.

Alguém diz: ”Mas se estão no céu estão longe.” Nada disso absolutamente! Porque o céu não é um lugar disperso entre as estrelas e os planetas. O céu é Deus. que está em toda a parte. Onde quer que estejamos, onde quer que nos desloquemos, está Deus, está o céu, estão os santos. Com eles nunca estamos sozinhos e formamos uma equipa formidável. Precisamente aquilo que nos serve. Porque – sabem-no também as crianças pequenas – quando azes as cosias certas e boas, como quando, por exemplo, queres ajudar um companheiro que os outros gozam, não te batem as mãos, mas consideram-te um tolo. Outras vezes, como quando queres estudar mais, dar uma ajuda em casa, dizer a verdade mesmo a custo de pagares por isso…, sabes que é justo fazê-lo, mas não te apetece.

Nestes momentos, saber que todos os santos nos são próximos e nos dizem: “Força, tem coragem, não tenhas medo, nós ajudamos-te” isto dá-nos uma força formidável.

Obrigado santos sem estátuas! Obrigado porque estais perto de nós e nos ajudais a ser como vós. (T. Lasconi.)

A PALAVRA É REZADA

Senhor Jesus, tu disseste: deixo-vos a minha paz, dou-a de modo diverso de como a dá o mundo. Também disseste que onde alguns estão reunidos no teu nome, Tu estarás certamente com eles. Tu estás, portanto aqui no meio de nós. Ajuda-nos a viver contigo, no passar dos dias: Contigo que és a nossa Paz. Ajuda-nos a reconhecer-te em cada um que encontramos. Ajuda o nosso coração a passar ao teu coração, que, unido ao Pai, está aberto a todas as pessoas, a todas as criaturas no sopro vivificante do Espírito Santo. Ajuda os olhos do nosso coração a reconhecer-te sempre no rosto de quem se alegra e de quem chora, de quem tem sucesso na vida e de quem, cansado e desiludido, se desencoraja e deprime. Ajuda-nos a acreditar que a tua paz pode abater a grade das nossas desconfianças e discórdias, pode florir também nas areias áridas dos nossos egoísmos. Descobertos pela tua Palavra e vencidos pela tua graça. Ajuda-nos, Jesus nossa Paz, a apresentar-nos ao mundo com um rosto de salvados, com olhos pensativos, mas cheios de esperança com projetos de colaboração construtiva com quantos, de qualquer margem religiosa, política, racial, provenham, Sejam como nós sinceramente decididos a querer o bem de todos.

Ámen

(In, qumran2.net e lachiesa.it – traduzido e composto por fr. José Augusto)

Partilhe este artigo:

Outras Notícias