Dia da Vida Consagrada: festa de luz!

Festa da Apresentação de Jesus no templo

Com a festa da Apresentação do Senhor Jesus no templo, popularmente dita da “Candelária”, celebra-se também o Dia da vida consagrada.

No dia 2 fevereiro a Igreja renova na liturgia a “Apresentação de Jesus no templo” (dita também festa da “candelária”). Seguindo um rito secular, benzem-se as velas, símbolo de Cristo “luz para iluminar as gentes”, tal como o menino Jesus é chamado pelo velho Simeão que, no templo, o tinha acolhido nos seus braços louvando a Deus (Lc 2,22-39).

São muitas as referências nos Evangelhos – particularmente em João – a Jesus “Luz”:

  • João 1,9: «O Verbo era a Luz verdadeira, que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina».
  • João 8,12«Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida».
  • João 9,5: «Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo».
  • João 12,35: «Por um pouco de tempo ainda, a Luz está no meio de vós. Caminhai enquanto tendes a Luz, de modo que as trevas não vos apanhem, pois quem caminha nas trevas não sabe para onde vai».
  • João 12,36: «Enquanto tendes a Luz, crede na Luz, para vos tornardes filhos da Luz.»
  • João 12,46: «Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em mim não fique nas trevas».

O primeiro testemunho histórico referido à esta festa é-nos dado por Egéria (IV-V século), chegada como peregrina à Terra Santa da longínqua Galiza (Espanha) e autora de um Itinerarium em que narra a sua viagem nos lugares santos da cristandade.Aqui descreve o rito do lucernário em uso na igreja de Jerusalém:

«Acendem-se todas a lâmpadas e velas, fazendo assim uma luz grandíssima».

A festa da Apresentação do Senhor Jesus no templo, já há muitos anos, está também ligada à vocação religiosa, à Vida Consagrada. Foi são João Paulo II, que em 1996 a fez coincidir e a associou ao “Dia mundial da vida consagrada “.

Na voz “vida consagrada” estamos nós frades, as freiras, os monges e as monjas, os eremitas, leigos que vivem juntos ou “no mundo”, pertencentes a diversas Ordens Institutos religiosos: pessoas que se consagraram e totalmente entregaram ao Senhor com os votos de castidade, pobreza e obediência (aqui encontras um artigo que te conta toda a grande família franciscana).

Vidas consagradas para ser luzes
que iluminam e aquecem outras vidas.
Luzes que bebem na Luz que é Jesus
para o apontarem a todos com a própria vida.

Confesso que quando tento descrever a nossa escolha de consagração, ma assalta um forte sentimento de incompetência e de limite. A vocação, de facto, que nos foi confiada e que procuramos de maneira pobre e com tantos limites viver é de verdade altíssima, de vertigens e pasmo.

Quer dizer:

Ser um revérbero, no mundo, da luz de Jesus!

Papa Francisco

Rezai por nós, para que possamos ser aquilo que o Senhor, colmando-nos do seu Amor, nos inspirou a ser e viver. Apoiai-nos com a vossa oração para que o testemunho da nossa alegria e chamamento seja pleno e verdadeiro, para o bem da Igreja e de cada pessoa e para o mundo inteiro. E nós de boa vontade rezaremos por cada um de vós.

E juntos rezemos pelas novas vocações à vida religiosa e consagrada e também pela vossa procura.

O Senhor Jesus ofereceu-se todo a s mesmo ao Pai; ofereçamos-lhe então também nós aquilo que temos de melhor, isto é, nós próprios.

de fra Alberto Tortelli

 – info@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias