«Batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo…»
Mt 28, 16-20
Oração inicial:
Jesus, nosso redentor, tu, subindo ao céu, quiseste prolongar a tua presença salvífica na Igreja, com o dom do teu Santo Espírito, e confiaste aos apóstolos e aos seus sucessores a tua Palavra de salvação e os santos Sacramentos. Concede-nos poder aumentar constantemente a graça recebida com o Batismo; faz que escutemos com espírito de fé e com coração dócil a Palavra que nos foi anunciada e ajuda-nos a vivê-la com um empenho constante e coerente, para dilatar o teu Reino de amor e difundir a luz do teu Evangelho.
Ámen.
Evangelho de S. Mateus (28, 16-20)
Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra.
Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.»
Mensagem do Evangelho
Na Galileia, onde teve início a sua missão, realiza-se o encontro final de Jesus com os seus discípulos. Tinham sido sempre homens de pouca fé, agora adoram-no como seu Senhor. A missão que receberão não a mereceram, porque tinham sido vacilantes. Depois da adoração diz-se qual é a fé da comunidade de Mateus: Jesus é o Senhor ressuscitado, que em pleno poder no céu e na terra.
A missão realiza-se em dois momentos. Primeiro é preciso ensinar, oferecer a palavra de Jesus contida nos cinco grandes discursos para que seja praticada. Depois vem o batismo, como sinal da união do discípulo com o Pai, e o Filho e o Espírito Santo. Jesus ficará sempre na comunidade cristã e também permanece hoje connosco, reunidos em seu nome.
Meditação pessoal do Evangelho e Partilha em grupo
- Que informações cronológicas e geográficas nos oferece o texto?
- Qual é a atitude dos discípulos? Qual é o conteúdo das palavras de Jesus aos discípulos?
- O que quer dizer “fazer-se discípulos” de Jesus?
- Neste contexto, qual é o significado do batismo “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo?”
- No Antigo Testamento quando encontramos, de certo modo, a promessa “Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo?”
Partilha as ideias que surgiram após a meditação pessoal
Durante algum tempo posso partilhar com os outros a mensagem que Deus fez chegar ao meu coração, depois de em silêncio ter escutado a sua voz.
Preces partilhadas:
Este momento que antecede o final desta oração, pode ser aproveitado para partilhar as preocupações e aflições. Por isso, durante um espaço de tempo poderemos pedir pelas nossas necessidades.
Terminadas as preces rezamos:
Pai-Nosso
Oração final:
Nós te adoramos Santíssima Trindade, presente no admirável Sacramento da presença daquele que amou os seus “até ao fim”. Ó divina Eucaristia, chama do amor de Cristo que ardes sobre o altar do mundo, faz que a Igreja, seja sempre mais solícita em enxugar as lágrimas de quem sofre e em apoiar os esforços de quem anseia por justiça e paz. Senhor Jesus, prostrados aos teus pés, queremos hoje partilhar o pão da esperança com os irmãos desesperados; o pão da paz com os irmãos martirizados pela guerra; o pão da vida com os irmãos ameaçados todos os dias pelas armas de destruição e de morte. Com as vítimas inocentes e mais indefesas, ó Cristo, queremos partilhar o Pão vivo da tua paz. E Tu, Maria, Mulher “eucarística”, que ofereceste o teu ventre virginal para a Incarnação do Verbo de Deus, ajuda-nos a viver o Mistério eucarístico no espírito do Magnificat. Seja a nossa vida um louvor sem fim ao Omnipotente, que está escondido sob a humildade dos sinais eucarísticos.