No dia 7 junho em toda a igreja, mas em particular entre nós Franciscanos Menores Conventuais, se celebra a festa litúrgica de dois nossos jovens frades mártires polacos, Michele Tomaszek e Zbigniew Strzałkowski.
Com pouco mais de trinta anos, foram mortos a 9 agosto de 1991 em Pariacoto (Perú) por causa da sua obra de caridade evangélica com os índios e os pobres das tribos andinas.
Aqui encontras um aprofundamento sobre eles.
As suas relíquias na Basílica do Santo
Há alguns anos atrás foi dado à Basílica de Sant’António em Pádua, durante uma solene celebração em sua memória, um relicário contendo um fragmento ósseo de cada mártir.
O relicário dos dois jovens franciscanos, beatificados a 5 dezembro 2015, apresenta uma Cruz em forma de Tau, última letra do alfabeto hebraico e símbolo de salvação (Ez. 9, 4), motivo retomado por São Francisco e pelos seus frades «Bênção a frei Leão» in Fontes Franciscanas, n. 262).
A Cruz é bordada por uma trama de gotas vermelhas, típico bordado peruano que se refere ao sacrifício dos dois sacerdotes.
Relicário dos mártires de Pariacoto
A Cruz apoia sobre a rocha, típica da paisagem andina, e é percorrida em baixo pelo cíngulo franciscano com os seus três nós, símbolos dos botos de obediência-pobreza-castidade.
O cíngulo franciscano ascendendo par ao alto, transforma-se em duas palmas emblemas do martírio. O todo, juntamente com base é delatão dourado para exprimir a glória. A Cruz é em madrepérola a lembrar com o seu delicado tom o repouso eterno. De púrpura são os dois pequenos óculos que como as mãos de Cristo ressuscitado apresentam as relíquias dos beatos:
Alegrai-vos em exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus (Mt. 5, 12).
O relicário está exposto estavelmente na capela das relíquias da Basílica para veneração pública dos fiéis.
fra Alberto
– info@vocazionefrancescana.org
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
fr. José Carlos Matias – Viseu
tel. 232. 431 985 ou freizecarlos@gmail.com
frei Pedro Perdigão – Lisboa
tel. 21. 837 69 69 ou fmcpedro@gmail.com
frei André Scalvini – Lisboa
tel. 21. 837 69 69 ou skand83@gmail.com
frei Marius Marcel– Coimbra
tel. 239. 71 39 38 ou mariusinho93@gmail.com