Que valores difunde uma fraternidade franciscana?

Responder à Regra

As fraternidades franciscanas são comunidades de pessoas que partilham o espírito e as obras de são Francisco d’Assis. Estão presentes em todo o mundo e são constituídas por homens, mulheres e leigos que se comprometem a viver segundo os princípios de pobreza, humildade e amor pela criação.

A REGRA

As fraternidades franciscanas inspiram-se na Regra de são Francisco, que é um documento que contém os princípios fundamentais da vida franciscana. A Regra afirma que os franciscanos são chamados a viver em pobreza, humildade e serviço aos outros. Esses são também chamados a viver em harmonia com a criação, que é vista como dom de Deus.

OS VALORES

Eis porque a vida das fraternidades se apoia sobre alguns valores fundantes, a começar pelo amor de Deus: os franciscanos acreditam que Deus é amor, e que o amor é a força que guia o mundo. Um outro valor é a vida fraterna: os franciscanos acreditam ainda que todos os seres humanos são irmãos e irmãs, e que devem viver em comunhão uns com os outros.

Depois a pobreza, entendida como uma escolha livre e consciente, que permite viver com maior liberdade e simplicidade; e a humildade, isto é a virtude que permite reconhecer a própria pequenez e abrir-se ao outro.

Por fim a fraternidade prega o amor pela criação como um dom de Deus, e que deve ser respeitado e cuidado.

OS TIPOS DE FRATERNIDADE

As fraternidades podem ser de diversos tipos, conforme a condição dos membros. Existem fraternidades de frades, de freiras, de leigos e de famílias. As fraternidades de frades e de freiras são comunidades religiosas que vivem no convento. As fraternidades de leigos e de famílias são comunidades de pessoas que vivem no mundo, mas que se comprometem a viver segundo os ideias franciscanos.

As fraternidades franciscanas estão ativas em diversos âmbitos, entre os quais a pastoral, a educação, a caridade e a promoção da paz. Essas trabalham para construir u mundo mais justo e fraterno, onde todos os seres vivos sejam respeitados.

DOS FRADES AOS SECULARES

Fraternidades franciscanas são a dos Frades Menores, que são a ordem religiosa masculina fundada por são Francisco d’Assis. Os frades menores vivem no convento e dedicam-se à oração, à pregação e ao serviço aos pobres; as Clarissas, sito é, a ordem religiosa feminina fundada por santa Clara d’Assis. As clarissas vivem no convento e dedicam-se à oração, á contemplação e ao serviço aos pobres. Os Franciscanos seculares são um movimento laical que se inspira na vida e nos ensinamentos de são Francisco d’Assis. A Fraternidade Franciscana de Betânia é uma fraternidade de leigos fundada pelo padre Pancrácio. A Fraternidade de Betânia está presente em Itália e noutros países do mundo. Todas estas fraternidades são um testemunho vivo do espírito de são Francisco d’Assis, são um sinal de esperança para um mundo mais justo e fraterno.


Francisco e a fraternidade

A proposta cristã de Francisco d’Assis tem na experiência da fraternidade o seu ponto focal, a sua pedra fundamental à volta da qual gira uma nova visão do homem, uma nova antropologia cristã.


Entre os Escritos de Francisco d’Assis a Carta aos fiéis é o escrito mais significativo para compreender esta novidade. No centro desta conceção nova do homem está a multiplicidade de relações que o homem pode instaurar com Cristo. dirigido não só aos frades, mas a todos os fiéis Francisco convida a tornar-se “esposos, irmãos e mães do Senhor nosso Jesus Cristo”. Francisco convida a deixar-se trespassar por Cristo, a entrar em relação com ele numa multiplicidade de relações interpessoais graças à vorticosa dinâmica trinitária na qual se pode entrar.

Os cristãos podem tornar-se “esposos, irmãos e mães do Senhor nosso Jesus Cristo”.

A fraternidade com Cristo tornou-se possível graças à incarnação de Jesus, mas realiza-se só se um homem se coloca no seguimento de Jesus ao fazer a vontade do Pai.

Portanto a fraternidade, que é um dos elementos da identidade franciscana, é em primeiro lugar o fruto de uma relação com o Pai; é desta escolha que deriva a fraternidade com Cristo.

O nome de Menores que Francisco quis assumir para si e para os seus frades explicita um programa de vida religiosa e eclesial. A escolha de se definir frade – ele sempre se qualificava nos Escritos como frater Franciscus – exprimia a recuperação programática d euma filiação a Deus Pai como fundamento de uma fraternidade cósmica.

Redação online, sanfrancescopatronoditalia.it

(Stefano Brufani)

(tradução de fr. zé augusto)

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias