Cinco pequenos post para nos aproximar do Natal. Hoje falaremos da Eucaristia.
O Natal convida-nos a refletir e a deixarmo-nos comover pelo grande mistério da Incarnação: o próprio Deus veio habitar no meio de nós, tornou-se um de nós e agora tem um rosto, uma história, afetos, sentimentos… na pessoa de Jesus!
Um mistério que mexe com a nossa fé e a nossa existência e toca os nossos corações. Um mistério para viver concretamente nos nossos dias, nas nossas escolhas quotidianas também acerca da vocação e da estrada a percorrer na vida. Um mistério que se renova em particular em cada Eucaristia, em cada santa Missa e que contemplamos gratos e admirados quando nos prostramos para adorar o Santíssimo Sacramento.
Este doce pensamento acompanhou-me ontem à noite, na habitual adoração eucarística que nós frades franciscanos da Basílica del Santo vivemos em preparação para o Natal.
São Francisco de resto estava bem consciente desta íntima ligação entre o mistério da Incarnação e o mistério da Eucaristia, como evidenciam alguns dos seus escritos. Refiro a tal propósito, o texto de uma sua admonição aos frades:
“Eis que todos os dias ele se humilha, como quando da sede real desceu ao ventre da Virgem; todos os dias ele mesmo vem a nós em aparência humilde; todos os dias descende do seio do Pai sobre o altar nas mãos do sacerdote.
E como aos santos apóstolos se mostrou na verdadeira carne, assim também agora se mostra a nós no pão consagrado. E como eles com os olhos do seu corpo viam apenas a carne dele, mas, contemplando-o com os olhos do espírito, acreditavam que ele era o mesmo Deus, assim também nós, vendo pão e vinho com os olhos do corpo, devemos ver e acreditar firmemente que este é o seu santíssimo corpo e sangue vivo e verdadeiro.
E desta maneira o Senhor está sempre presente com os seus fiéis, como ele mesmo diz: Eis que eu estou convosco”
S. Francisco – Admonições – FF 144-145
Caros amigos nesta espera do Natal, na Eucaristia o Senhor sempre vem a nós e quer estar connosco: na Eucaristia todos os dias é Natal.
– info@vocazionefrancescana.org
CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei Marius Marcel – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com