Semana Laudato Si’ 2024

A Semana Laudato Si’, este ano, celebra-se, de 19 a 26 de maio, convocando-nos, por ocasião do 9º aniversário da encíclica Laudato Si’, para uma transformação pessoal e cultural, face às crises ecológica, climática e civilizacional em que estamos adormecidamente mergulhados.

A Semana Laudato Si’ inicia no dia de Pentecostes e termina no dia em que celebramos Deus família. É uma oportunidade e um desafio que o Espírito nos propõe para, em comunidade, cultivarmos as sementes de esperança para o nosso “maltratado planeta” (LD 2). A Laudate Deum (2023) é um lembrete sobre a urgência da mensagem da Laudato Si’ (2015) e sobre a necessidade de uma transformação pessoal e cultural impulsionadas pela rajada do Espírito que nos convoca a sair do conforto das nossas “capelinhas” para anunciar que há um caminho que faz novas todas as coisas.

Dia 1 (19 de maio) – Domingo da Conversão Ecológica

A Semana Laudato Si’ começa com o Pentecostes! Vamos celebrar esta festa no meio da natureza, invocando o Espírito Santo e intuindo a presença divina em cada elemento da criação. Cada pequeno gesto pode ser uma semente de esperança para o nosso planeta.

Dia 2 (20 de maio) – Transporte Sustentável

No segundo dia da Semana Laudato Si’ é tempo para repensar os meios de transporte que utilizamos. Por que não usar alternativas mais ecológicas, andar mais a pé ou de bicicleta, utilizar o transporte público ou partilhado ou mesmo o elétrico?

Dia 3 (21 de maio) – Alimentação Sustentável

Reduzir o consumo de carne e cuidar de ter uma alimentação mais rica em vegetais (leguminosas e cereais), privilegiando os produtos locais e sazonais, tem um impacto grande na redução da emissão de gases com efeito estufa. Uma alimentação frugal e sustentável faz bem ao corpo e ao planeta.

Dia 4 (22 de maio) – Energias Renováveis

Face à crise climática, ecológica e civilizacional que enfrentamos, agir implica uma transformação pessoal, política e cultural, adotando o uso das energias renováveis, caminhando para aldeias, bairros, prédios e casas autossustentáveis do ponto de vista energético, promovendo iniciativas de cooperação e solidariedade energética.

Dia 5 (23 de maio) – Redução de Resíduos

Já imaginaste qual seria o impacto se todas as pessoas do mundo substituíssem uma garrafa de plástico descartável por uma reutilizável. Poderíamos evitar que milhões de toneladas de plástico fossem parar aos oceanos todos os anos. Pequenas mudanças pessoais, iniciam grandes mudanças culturais.

Dia 6 (24 de maio) Conservação da Água

A água é um recurso vital cada vez mais ameaçado pela superexploração, poluição, mercantilização e disputa territorial. Hoje, o convite é promover hábitos de conservação da água através da implementação de boas práticas em casa e na comunidade. Cada gota conta.

Dia 7 (25 de maio): Sábado de Catequese e Ecologia Integral

Falar de ecologia integral é lembrar que Deus nos confiou a tarefa de cuidar da criação. Neste sétimo dia da Semana Laudato Si’ é tempo de promover a ecologia integral nos encontros de catequese com as crianças, os jovens e os adultos. Cada um de nós tem o poder de fazer a diferença e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável da nossa Casa Comum!

Dia 8 (26 de maio) Domingo de Reflexão e Compromisso

Hoje chegamos ao último dia da Semana Laudato Si’, mas importa que as atividades realizadas durante estes dias não sejam esquecidas. Pelo contrário, é hora de refletir sobre as pequenas mudanças feitas e assumir pelo menos um compromisso concreto a nível pessoal e/ou comunitário. Mudanças pessoais no nosso estilo de vida desencadeiam mudanças culturais, rumo a um futuro mais sustentável!

Texto elaborado com base nas propostas do Movimento Laudato Si’, Home 2024 PT – Laudato Si Week.

Veja também as propostas da Rede Cuidar da Casa Comum.

Secundino Correia e Manuela Andrade

Círculo Laudato Si’ Santo António dos Olivais

Partilhe este artigo:

Outras Notícias