Tinha “desaparecido”. Posso recomeçar?

frei Alberto Tortelli
de fra Alberto Tortelli

Nas próximas semanas recomeça o Grupo São Damião (aqui todas as informações): talvez queiras participar também tu? Se calhar já tinhas contactado há algum tempo, depois tinhas desistido, mas ainda estás pensando no assunto?

Hoje queria partilhar convosco o mail de Luca (24 anos). Há cerca de um ano tinha-me pedido para participar no Grupo São Damião, mas depois improvisamente tinha “desaparecido”! agora pede-me para recomeçar. Apresento de seguida parte da correspondência trocada… que penso possa ser útil também para outros “desaparecidos”.

PS: Sempre que publicamos um mail privado, pedimos antes a autorização explícita à pessoa envolvida! Nunca publicamos nada sem o consentimento explícito do interessado/a!

Carta de Luca

Caro fra Alberto,

sou Luca de (…) precisamente há um ano tinha escrito com a intenção de participar no Grupo São Damião. Se recorda tínhamos concordado sobre tudo… também nos tínhamos ouvido telefonicamente. Depois, aquele sábado famoso, em que nos devíamos encontrar em Brescia não me apresentei nem dei mais noticias (mesmo vendo os seus telefonemas no telemóvel).

Preferi escapar! O medo do futuro “desconhecido”, de ficar “preso” e uma regurgitação de falsa “liberdade” e autonomia prevaleceram. Nos meses seguintes, muitas vezes repensei naquele gesto… e para esquecer e não pensar mais no assunto lancei-me na vida de sempre (estou par ame licenciar em matemática) fazendo também alguma asneira…

Dou-me conta de ter procurado colocar o Senhor num canto bem isolado da minha vida (embora sem o renegar totalmente), de modo a torna-lo inócuo e inofensivo. Mesmo se depois muitas vezes era tentado em lhe telefonar… nunca o fiz! Desculpe-me!

Desde o verão, porém, as coisas mudaram um pouco. Em primeiro lugar devo dizer que o desgosto por uma vida vazia voltou a dilacerar-me… apesar do mar e do divertimento. Depois há algumas semanas atrás estive em Assis para acompanhar os jovens da minha paróquia:  indo pensava sobretudo em acompanhá-los, mas na realidade tantas coisas naqueles dias como que me chamaram de volta a mim mesmo…

Agora aqui estou, depois de um pouco de tormentos… desculpando-me pela minha reviravolta e também pela minha má educação (…) e pergunto-lhe se ainda posso recomeçar o caminho vocacional… obrigado.

Luca

Resposta de fra Alberto

Caro Luca… certo que me lembro de ti: de facto tínhamos mantido uma bela e longa correspondência, antes do teu “desaparecimento”, mas sobretudo, acredita, sempre te recordei na oração ao longo destes meses. Portanto sempre estiveste presente.

A propósito queria dizer-te algumas coisas. Em primeiro lugar não te deves admirar pela tua reação, por certos aspetos muito compreensível. Em jogo estava o início de um novo caminho cheio de incógnitas e de “riscos”: um caminho para olhar mais de perto o teu coração, conhecer a vontade do Senhor e aproximar-te a uma vocação como aquela franciscana, para nada óbvia ou “normal”.

Recordo que já há um ano, me falavas dos teus muitos medos, dos muitos temores que te acompanhavam na tua procura. Recordo em particular o medo de “desiludir” os teus pais, o medo de “errar” estrada, o medo da “solidão afetiva”, o medo de “desperdiçar” os teus talentos, o medo pelas tuas “fraquezas” … Recordo também, porém o teu grande amor por Jesus, que me tinha verdadeiramente surpreendido!

Recordo o teu desejo de uma vida plena e rica de sentido, recordo a tua paixão em te dedicares aos outros na paróquia; recordo a tua alegria, de regresso de Assis, quando tinhas encontrado pela primeira vez São Francisco há alguns anos.

Caro Luca, penso também que o Senhor sempre saiba fazer bem as coisas no devido tempo. Provavelmente há um ano, o teu passo teria sido prematuro, e estes meses de “espera” eram, portanto, necessários. O Senhor é paciente e sabe voltar a propor o seu doce e forte convite quando é o momento, deixando sempre a cada um a liberdade de uma decisão, de um passo…

Se queres, és portanto bem vindo ao Grupo são Damião, mesmo se (para que te seja bem claro e como te disse desde logo!!), volto a torno a reiterar-te que este itinerário de discernimento, não visa a pré confecionar em série fradinhos para encher um convento, mas a ajudar os jovens em procura, a reconhecerem o projeto de Deus sobre a sua vida (qualquer que possa ser). É unicamente e só o Projeto de Deus, portanto que este caminho quer fazer emergir, quer fazer acolher, quer fazer amar. A alegria e a realização na própria vida, está nesta descoberta.

Espero-te, aparece. Abençoo-te e encorajo-te.

fra Alberto

 – info@vocazionefrancescana.org

um momento de convívio na sala comum do Postulantado de Brescia

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias