Vive, ama, sonha, acredita… Nunca desesperes!

de fra Nico Melato

  4 novembro 2024

Um dos obstáculos ao chamamento do Senhor é para muitos jovens, a falta de esperança: o medo parece mais forte, assim vem o desencorajamento, o não sentido e a desconfiança. É impossível dar passos de gratuidade e amor e oferta de si nesta situação!

Se o escuro e a noite prevalecem, não há futuro e alegria, não há um horizonte ou um caminho a seguir e pelo qual gastar-se. E esta infelizmente é hoje a situação de tantas pessoas e de tantos jovens, cúmplice a situação mundial e social, o futuro incerto, as fadigas no mundo laboral e relacional, etc…

Precisamente por isto penso que nos faça bem (a todos nós, ninguém excluído!) este texto do Papa Francisco, tirado de uma sua catequese sobre o tema da esperança pronunciada há alguns anos atrás.

Estamos quase às portas do Jubileu 2025, cujo tema será mesmo a esperança: deixemo-nos guiar pelas suas palavras luminosas e encorajadoras, todos precisamos delas!

A todos: coragem, não temais nunca, o Senhor caminha connosco!

fra Nico

– franico@vocazionefrancescana.org

Educar na esperança de Papa Francisco (20 setembro 2017)

Caros irmãos e irmãs, bom dia!

A catequese de hoje tem por tema: “educar na esperança”. E por isso eu a dirigirei diretamente, com o “tu”, imaginando falar como educador, como padre a um jovem, ou a qualquer pessoa disposta a aprender.

Pensa, ali onde Deus te semeou, espera! Sempre espera.

Não te rendas na noite! Recorda que o primeiro inimigo a submeter não está fora de ti: está dentro. Portanto, não concedas espaço aos pensamentos amargos, obscuros. Este mundo é o primeiro milagre que Deus fez, e Deus colocou nas nossas mãos a graça de novos prodígios. Fé e esperança caminham juntas.

Acredita na existência das verdades mais altas e mais belas. Confia em Deus Criador, no Espírito Santo que move tudo para o bem, no abraço de Cristo que espera todo o homem no final da sua existência; acredita, Ele espera por ti. O mundo caminha graças ao olhar de tantos homens que abriram brechas, que construíram pontes, que sonharam e acreditaram; mesmo quando à sua volta ouviam palavras de escárnio.

Nunca penes que a luta que travas cá em baixo seja de todo inútil. No final da existência não nos espera o naufrágio: em nós palpita uma semente de absoluto. Deus não desilude: se colocou uma esperança nos nossos corações, não a quer esmagar com contínuas frustrações. Tudo nasce para florir numa eterna primavera. Também Deus nos fez para florir. Recordo aquele diálogo quando o carvalho pediu á amendoeira: “Fala-me de Deus”. E a amendoeira floriu.

Onde quer que estejas, tu, constrói! Se estás por terra, levanta-te! Nunca permaneças caído, levanta-te, deixa-te ajudar para estares de pé. Se estás sentado, põe-te em caminho! Se a noia te paralisa, expulsa-a com as obras de bem! Se te sentes vazio ou desmoralizado, pede que o Espírito Santo possa novamente encher o teu nada.

Constrói a paz no meio dos homens, e não dês ouvidos à voz de quem espalha ódio e divisões. Não ouças estas vozes. Os seres humanos, por mais que sejam diversos uns dos outros, foram criados para viver juntos. nos contrastes, tem paciência: um dia descobrirás que cada um é depositário de um fragmento de verdade.

Ama as pessoas. Ama-as uma a uma. Respeita o caminho de todos, linear ou conturbado que seja, porque cada um tem a sua história para contar. Também cada um de nós tem a própria historia para contar. Cada criança que nasce é a promessa de uma vida que uma vez mais se demostra mais forte que a morte. Cada amor que surge é uma força de transformação que anela à felicidade.

Jesus entregou-nos uma luz que brilha nas trevas: defende-a, protege-a. Aquele único lume é a riqueza maior confiada à tua vida.

E sobretudo, sonha! Não tenhas medo de sonhar. Sonha! Sonha com um mundo que ainda anão se vê, mas que de certo chegará. A esperança leva-nos a acreditar na existência de uma criação que se estende até à sua realização definitiva, quando Deus será tudo em todos.

Os homens capazes de imaginação ofereceram ao homem descobertas científicas e tecnológicas. Sulcaram os oceanos, calcaram terras que ninguém tinha pisado antes. Os homens que cultivaram esperanças são também aqueles que venceram a escravidão, e trouxeram melhores condições de vida a esta terra. Pensai nestes homens.

Sê responsável deste mundo e da vida de cada homem. Pensa que cada injustiça contra um pobre é uma ferida aberta, e diminui a tua própria dignidade. A vida não cessa com a tua existência, e neste mundo virão outras gerações que sucederão à nossa, e tantas outras ainda.

E todos os dias pede a Deus o dom da coragem. Recorda-te que Jesus venceu por nós o medo. Ele venceu o medo! A nossa inimiga mais traiçoeira não pode nada contra a fé.  E quando te encontrares amedrontado diante de alguma dificuldade da vida, recorda-te que tu não vives só por ti mesmo. No Batismo a tua vida já foi imersa no mistério da Trindade e tu pertences a jesus. e se um dia fosse apanhado pelo susto, ou pensasses que o mal é demasiado grande para ser vencido, pensa simplesmente que Jesus vive em ti. E é Ele que, através de ti, com a sua mansidão quer submeter todos os inimigos do homem: o pecado, o ódio, o crime, a violência; todos nossos inimigos.

Tem sempre a coragem da verdade, porém lembra-te: não é superior a ninguém. Recorda-te disto: não és superior a ninguém. Mesmo que tu ficasses o último a acreditar na verdade, não escapes por isso da companhia dos homens. Mesmo se tu vivesses no silencio de um eremitério, leva no coração os sofrimentos de todas as criaturas. És cristão; e na oração tudo entregas a Deus.

E cultiva ideais. Vive por alguma coisa que supera o homem, e se um dia estes ideias te pedissem uma conta difícil de pagar, nunca deixes de os levar no teu coração. A fidelidade obtém tudo.

Se erras, levanta-te: nada é mais humano que cometer erros. E aqueles mesmos erros não se devem tornar para ti uma prisão. Não fiques engaiolado nos teus erros. O Filho de Deus veio não para os sãos, mas para os doentes: portanto veio também para ti. E se voltares a errar no futuro, não temas, volta a erguer-te! Sabes porquê? Porque Deus é teu amigo.

Se te impressiona a amargura, acredita firmemente em todas as pessoas que ainda praticam o bem: na sua humildade existe uma semente de um mundo novo. Frequenta as pessoas que conservaram o coração como o de uma criança. Aprende da maravilha, cultiva o espanto.

Vive, ama, sonha, acredita. E, com a graça de Deus, nunca desesperes.

Papa Francesco

 – info@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias