Frei Francisco, que tens tu para me dar?

Há alguns domingos nós frades franciscanos, aqui em Padova, vivemos um dia cheio de alegria: encontrámo-nos com muitos dos jovens que neste verão participaram em Assis nos nossos campos, vivendo durante uma semana precisamente junto do túmulo e da basílica de São Francisco.

Comovi-me um pouco ao vê-los celebrar juntos a alegria de conhecer o Senhor nos passos de Francisco, felizes de se encontrarem passados alguns meses, de brincarem e partilharem as belas recordações, derramar lágrimas pelo inevitável adeus…

E perguntei-me, uma vez mais:

Como é que faz um pequeno frade de 800 anos atrás atrair tantas pessoas?

Porque é que ainda hoje, em 2023, tantos jovens são fascinados pela figura de Francisco d’Assis?

O que é que tens tu, Francisco, que todo o mundo corre atrás de ti?

Creio que para cada um o motivo seja diverso, e talvez não se exprima por palavras… Mas precisamente nestes dias, confrontando-me com outros frades, oferecemo-nos uma intuição: “a força de Francisco é que significava e significa Outro!”.

Sim, com a sua vida, com o seu estilo, com as suas escolhas radicais, estranhas, loucas, contracorrente é como se nos gritasse ao ouvido, como se com todas as forças nos indicasse o horizonte, nos obrigasse a saborear um olhar diverso:

deixa-te amar pelo Senhor!”.

Francisco, parece-me, é mesmo assim: alguém que se apresenta para logo desaparecer, para dizer com a sua presença que o Senhor Jesus é aquele tesouro que descobrimos enterrado no fundo do nosso coração.

Ele, com efeito, nunca procurou convencer ninguém, não queria reunir um grupo, não pretendia fundar nenhuma ordem: ele “apenas” encontrou o amor maior no olhar de um Crucifixo, no abraço de um leproso, nas cavidades das rochas, no pó das estradas… e toda a sua vida começou a tomar uma forma diversa, uma forma que conta de todos os modos este encontro, uma forma que usa todas as linguagens do mundo, uma narração vivente!

E assim nasce o seu deixar tudo, o seu sorriso, o seu canto, o seu andar, o seu encontrar, o seu amar. Tudo tem a forma Dele, daquele Senhor que lhe revolucionou a vida.

Só assim Francisco é o único que pode despojar-se nu na praça e não dar escândalo, que pode não ter dinheiro e ser rico, que pode não tomar mulher e ter milhares de filhos, que pode obedecer em tudo e nisto gostar a liberdade maior.

Francisco é atraente por isto: uma vida verdadeira, concreta, humaníssima, vivida sob a onda de um encontro, que está em caminho dentro do mundo partilhando isto, livre e libertador.

Talvez seja isto que te atrai também a ti?

Talvez no fundo procures o sonho de uma vida gostosa e plena, amassada de suor e alegria por alguém que te ama como nenhum outro?

Talvez Francisco te esteja sugerindo isto!

Dele, que é a forma de Jesus, podemos fiar-nos…

Põe-te a caminho.

de fra Nico Melato

 – franico@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL

Para mais informações podes contactar:


Frei. José Carlos Matias – Viseu

Tel: 232 431 985 |  E-mail: freizecarlos@gmail.com

Frei André Scalvini – Lisboa                                             

Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com                                                  

Frei Marius Marcel – Coimbra 

Tel: 239 71 39 38 | E-mail: mariusinho93@gmail.com

Partilhe este artigo:

Outras Notícias