
Pai de Misericórdia, te agradecemos e te bendizemos pela nossa mãe e irmã santa Clara de Assis de quem celebramos a festa no aniversário da sua partida para o céu (11 agosto 1253).
Clara, mulher nobre e corajosa
Clara, mulher de nobre estirpe: não se deixou seduzir pelas honras e pelas falsas promessas deste mundo, mas aderindo inteiramente ao teu Filho Jesus, escolheu a única verdadeira riqueza que não passa, o único tesouro de graça que preenche e sacia o coração. Através de Francisco, seu inspirador e guia e irmão, tinha compreendido, que não era possível cobiçar a glória deste mundo e, ao mesmo tempo, reinar no céu com Cristo.
Clara, mulher forte e corajosa: não teve medo de arriscar a sua honra e a sua fama fugindo da rica casa, dos projetos paternos como das ambições familiares. Desprezando todas as comodidades e coisas supérfluas, escolheu viver em radical pobreza e assim entregar-se inteiramente a Cristo Crucificado, o mais belo dos filhos dos homens. Toda a sua existência foi marcada por este ardente desejo: contemplar, imitar, seguir os passos do Senhor Jesus.
Clara, mulher de oração, pobre e humilde
Clara, mulher feita oração: transformada pela Beleza sem igual do rosto do teu amado Filho, procurou continuamente o seu abraço na oração assídua e na íntima contemplação. O seu coração foi de modo particular fascinado pela pobreza do Menino jesus colocado na manjedoura e envolvido em panos, pela humildade e pelos sofrimentos sofridos pelo Senhor, pela sua paixão, pela sua morte na cruz por todos nós.
Clara, mulher pobre e humilde: assim como Francisco foi um “homem novo”, igualmente Clara pode ser definida a “mulher nova” do seu tempo. nos passos do Pobrezinho descobriu que não serve para nada conquistar o mundo inteiro se perdemos a nossa alma. A ela tão “clara e esplendente”, nnão foi poupada a prova do sofrimento e da escura «noite» de quase vinte e nove anos de doença, onde aprendeu o significado da palavra paciência, do “padecer”, partilhando na carne a experiência dolorosa do amado «Esposo» pobre e humilhado, «pregado numa cruz».
Clara, nossa irmã e mãe
Clara, irmã e mãe: soube tomar ao seu cuidado com inefável caridade o pequeno rebanho – as pobres suas irmãs – que Tu, ó Pai, querias gerar na Santa Igreja sob o exemplo do bem aventurado Francisco, para seguir a pobreza e a humildade do teu amado Filho e da gloriosa Virgem Sua Mãe. Sempre apoiou com carinho e na oração Francisco e os seus frades nos anos tumultuosos e muitas vezes confusos de uma Ordem em plena juventude e expansão.
No dia da sua esta, ó Pai Altíssimo, faz que o luminoso testemunho de santa Clara de Assis, nos fortaleça no seguimento do Evangelho com maior autenticidade, em pobreza e humildade e mansidão, servindo os irmãos com santa caridade e misericórdia. Te pedimos por Jesus Cristo teus Filho que vive e reina contigo na unidade do Espírito santo, por todos os séculos dos séculos. Ámen.
Santa Clara de Assis, roga por nós! Reza pelas tuas irmãs, reza pelos teus frades!
fra Alberto
– info@vocazionefrancescana.org

CONTACTOS EM PORTUGAL
Para mais informações podes contactar:
Frei. José Carlos Matias – Viseu
Tel: 232 431 985 | E-mail: freizecarlos@gmail.com
Frei André Scalvini – Lisboa
Tel: 21 837 69 69 | E-mail: andreasfrater4@gmail.com
Frei … – Coimbra
Tel: 239 71 39 38 | E-mail: