No dia 29 de novembro de 2023 completaram-se exatamente 800 anos desde a confirmação pelo Papa Honório III, no Palácio Apostólico de São João de Latrão, em Roma, da Regra Bulada dos frades menores redigida por São Francisco.
A carta original de Honório III é um documento perfeitamente legível, escrito em folha de pergaminho, que inclui o texto da Regra devidamente autenticado e registrado.
Para celebrar este aniversário, que ao mesmo tempo é de grande valor histórico, carismático e espiritual, os membros da grande família franciscana – frades, religiosas, leigos pertencentes às três Ordens fundadas por Francisco – reuniram-se na Basílica de São João de Latrão em Roma na quarta-feira passada, para uma liturgia que teve o sabor da festa, da reflexão e do aprofundamento deste texto base de toda a experiência espiritual franciscana, nas suas numerosas declinações em todo o mundo, até hoje.
A celebração foi presidida pelo cardeal Ângelo De Donatis, arcipreste da Basílica e vigário do Papa Francisco para a Diocese de Roma. No final da celebração o cardeal leu uma mensagem enviada pelo Santo Padre a todos os franciscanos e mulheres franciscanas do mundo, deixando três desafios: “observar o Santo Evangelho”; “obediência à Igreja”; “ir pelo mundo”.
«O oitavo centenário da confirmação da Regra dos Frades Menores pelo Papa Honório III em Latrão, ocorrido em 29 de novembro de 1223, é uma ocasião propícia não só para recordar um acontecimento histórico, mas sobretudo para reavivar em vós o mesmo espírito que inspirou Francisco de Assis a despojar-se de tudo e a dar origem a uma forma de vida única e fascinante, enraizada no Evangelho e vivida sine glossa. Que este jubileu seja para todos o tempo de um renascimento interior, de um renovado mandato missionário da Igreja que nos chama a sair ao encontro do mundo onde tantos irmãos e irmãs esperam para ser consolados, amados e cuidados».
Papa Francisco
800 anos de amor ao Evangelho
Assim começa a Regra franciscana de 29 de novembro de 1223: “Em nome do Senhor começa a vida dos frades menores. A regra e a vida dos frades menores é esta, isto é, observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, viver na obediência, sem nada de próprio e na castidade”.
Observar o Santo Evangelho: a primeira regra, a mais importante, a mais substancial, aquela que dita as demais regras. É o núcleo de tudo.
E observar o Evangelho equivale a amar o próximo: Francisco, na sua existência, sempre olhou para a imagem refletida de Deus no próximo.
É isto que leva o santo de Assis a entregar um programa de vida, uma “Regra”, orientado para o Céu: é um projeto que entrega aos seus contemporâneos, aos seus frades e à posteridade, à humanidade de hoje que só na fraternidade e no amor pode experimentar a paz.
(Pica Pau, folha da Unidade Pastoral Santo António dos Olivais, Coimbra)